O secretário regional da Saúde enalteceu, hoje, a importância do Dia Mundial da Saúde Oral, realçando que, na Madeira, tem havido uma aposta muito forte nesta matéria há vários anos.
A Região foi, aliás, pioneira, há décadas, nos programas de saúde oral nas escolas. Numa cerimónia realizada na Escola Básica e Secundária de Machico, no âmbito da data que se comemora, Pedro Ramos anunciou desde 2016, ano de implementação do último Programa Regional de Saúde Oral, e no que diz respeito ao projeto ‘Madeira a Sorrir’, que envolve mais de 150 escolas desde creches a escolas do 1º e do 2º ciclo, foram abrangidas 14.277 crianças.
A equipa deste programa específico conta com nove médicos dentistas e três higienistas. Já foram realizadas cerca de 500 sessões de educação para a saúde oral e atividades didáticas nas escolas por parte da equipa de médicos dentistas e higienistas. A prevenção é a base primordial do projeto, motivo pelo qual são realizadas, para além do ensino da escovagem dentária, outras atividades que promovam um aumento de literacia em saúde da cavidade oral, principais doenças orais e a importância de uma higiene oral cuidada.
Pedro Ramos divulgou que a aposta do SESARAM nesta vertente tem sido significativa. De momento, seis centros de saúde têm médicos dentistas (Centros de Saúde do Bom Jesus, Machico, Câmara de Lobos; Porto Santo; São Vicente e Porto Moniz). Este ano, haverá mais médicos da especialidade noutros centros. O objetivo é que, até 2020, todos os centros de saúde da Região tenham médicos dentistas.
Paula Abreu
In “JM-Madeira”