Centro de Estudos da História do Atlântico acolherá o evento na sexta-feira
Qualquer atividade humana está sujeita ao erro. Mas é necessário saber lidar com ele. É assim que a 'Sérvulo' justifica a iniciativa, na qual Miguel Albuquerque e Pedro Ramos são presenças confirmadas.
Com a Saúde a surgir, volta e meia, na 'ordem do dia', o JM e a 88.8 JM.FM associam-se à sociedade de advogados 'Sérvulo' e ao advogado madeirense Nuno Teixeira, para promover um seminário que promete 'dissecar' e fazer uma abordagem jurídica ao erro médico, que terá lugar na próxima sexta-feira no Auditório de Centro de Estudos da História do Atlântico.
Em estreita colaboração com Nuno Teixeira e através da equipa de responsabilidade na Saúde, a 'Sérvulo' estrutura esta iniciativa, realizada pela primeira vez no ano passado, em Lisboa e agora replicada no Funchal.
“É uma temática cada vez mais atual. As pessoas estão cada vez mais atentas a eventuais situações de erro médico”, justificou Nuno Teixeira. O evento interessará particularmente a profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, advogados, que poderão um dia ter de atuar nesta matéria, e empresas e gestores de unidades de saúde, que podem vir deparar-se com este problema. “Ninguém deseja que o erro aconteça, mas qualquer atividade humana está sujeita à sua existência. E quando, lamentavelmente, acontece, temos de saber como encará-lo”, concluiu.
Os oradores envolvidos no projeto farão, ao longo da próxima semana, uma antecipação ao mesmo, através de depoimento transmitidos na 88.8 JM.FM e na edição impressa do Jornal. Nuno Teixeira será amanhã, às 11 horas, entrevistado na rádio, seguindo-se os depoimentos diários, transmitidos nos referidos meios até o dia do seminário, de João Saúde, Ana Brito Camacho, Rita Canas Silva, Manuel Antunes e Luís Drummond Borges.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
No sábado, caberá ao secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, as 'honras' de abertura do seminário, cuja participação é gratuita, mediante inscrição prévia para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.'.
Em seguida, o ex-diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar da Unidade de Coimbra, Miguel Antunes, dará o seu 'ponto de vista clínico' sobre a 'Prática Médica'; '
Responsabilidade Médica e Especificidades Probatórias', será um assunto a cargo de João Saúde, especialista em Contencioso Cível;
Então, tomará a palavra Ana Brito Camacho, advogada, para debater 'A Responsabilidade Penal do Exercício da Medicina em Equipa';
O madeirense Luís Drummond Borges, Administrador Lusíadas SGPS, SA, falará sobre a forma que as empresas da área da saúde, clínicas e hospitais, lidam com casos de erro médico;
Por último, Rita Canas Silva, especialista em direto de trabalho, conversará sobre a 'responsabilidade disciplinar' perante esta problemática.
Ao presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, caberá a última palavra e o papel de dar por encerrada a iniciativa.
Cláudia Ornelas
In “JM-Madeira”