Faria Nunes anuncia na apresentação do novo portal do IASAUDE

 A Região deverá ser pioneira na introdução de um serviço de saúde, via telefone e internet.

O secretário regional da Saúde, Faria Nunes, anunciou ontem a criação de uma linha de saúde via telefone e internet para triagem de doentes com sintomas de baixa gravidade, isto no âmbito da apresentação do novo “site” do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM.

«Será uma linha de saúde que assentará num canal de telefone e num canal web, este disponibilizado a partir de um qualquer equipamento com ligação à internet», em centros de saúde, casas do povo e juntas de freguesia, anunciou Faria Nunes, que, sem adiantar a data para entrar em funcionamento, realçou o «pioneirismo» da iniciativa.

«Quisemos ser pioneiros na implementação deste canal via web, oferecendo aos utentes um acesso imediato a um profissional médico em situações de sintomatologia aguda de baixa gravidade e uma triagem clínica de prioridades», explicou.

Faria Nunes considerou que «a utilização das novas tecnologias na saúde» é uma mais-valia para o acesso do utente aos serviços de saúde, sendo «um caminho irreversível e uma das grandes conquistas para o sistema».

Sublinhou ainda que o novo portal do IASAÚDE é «essencial para melhorar um acesso mais eficiente do utente aos serviços de saúde».

Assim, relevou a «disponibilização de mais e melhores canais de participação do cidadão no sistema dos serviços públicos de saúde», alargando, desde modo, «o envolvimento dos cidadãos nos diferentes momentos do processo de produção da saúde», com, nomeadamente, «o aumento da comunicação entre o sistema de saúde e os cidadãos».

PORTAL MAIS SIMPLES

O novo “site” está mais construído na lógica do utilizador e muito mais próximo do cidadão.

Por seu lado, Ana Clara Silva, na apresentação do novo portal do IASAÚDE, IP-RAM, que decorreu no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, destacou que este «é sobretudo mais cidadão e mais serviço público».

Assim, realçou que o novo “site” está mais «construído na lógica do utilizador e muito mais próximo do cidadão», onde existe, disse, «um único ponto de contacto onde nós quisemos agregar um conjunto de informação que, por um lado, estava dispersa, mas onde é possível fazer caminho para outros portais».

Destaca, nomeadamente, a introdução de «um conjunto de funcionalidades e de medidas de simplificação de procedimentos administrativos que venham a facilitar a vida dos utentes na sua área de reembolso de despesas de saúde».

«Introduzimos um conjunto de medidas que foram sendo sentidas, desde a componente das senhas virtuais, do acompanhamento da fila de espera, dos balcões manuais para apenas depósito da documentação relativa à despesa, até, vamos caminhar, para uma deslocalização geográfica de entrega de documentação, que deverá estar ao alcance do utente a partir do próximo ano», adiantou ainda a este propósito.

Ana Clara Silva destacou ainda a disponibilização de informação relativa às áreas de intervenção da saúde e à monitorização que se faz em matéria do acompanhamento da intervenção.

No que se refere à área do cidadão – plataforma dados da saúde, destaca que este incorpora o guia de tratamento, que está relacionado com a desmaterialização da receita médica e que permite colocar o doente «de uma forma virtual na plataforma de dados da saúde», com ligação ao Ministério da Saúde.

 

Fonte: Jornal da Madeira