Plano de contingência para o inverno fez abrir consultas específicas em quatro centros da Região

 

O Plano de Contingência para o Inverno já permitiu a realização de 774 consultas abertas, ativadas, pela primeira vez, a 10 de janeiro deste ano, em dois centros de saúde da Região. Funcionam, agora, em quatro

As consultas abertas criadas para fazer face ao crescente número de pessoas que, com problemas respiratórios, procuram as urgências estão nas 273 no Centro de Saúde da Nazaré e nas 204 no Centro de Saúde de Santo António. Estes foram os primeiros dos quatro centros de saúde que aderiram a esta iniciativa. As portas para as consultas abriram-se a 10 de janeiro deste ano. Mas a 16 deste mês, a Secretaria da Saúde, através do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, decidiu também abrir o mesmo serviço no Centro de Saúde do Bom Jesus, que assinalou 174 consultas, seguindo-se o Centro de Saúde de Câmara de Lobos, que iniciou a atividade nesta área a 24 deste mês e que já registou 123 consultas.

 

Entre 31 de dezembro e 6 de janeiro, e conforme foi manchete no JM, mais concretamente na edição de 8 de janeiro, as urgências na Madeira registaram 5.275 atendimentos (2.397 no hospital) e 2.878 nos centros de saúde. Os idosos foram os que mais recorreram por apresentarem várias patologias e foram atendidos por diferentes especialidades, aumentando o tempo de espera. Tendo em conta estes números, a Secretaria Regional da Saúde decidiu que os centros de saúde de Santo António e da Nazaré passariam, a partir do dia 10, a ter uma equipa médica para consultas entre as 14 e as 20 horas, de segunda a sexta-feira. Tudo isto para fazer um reforço do plano de contingência para o inverno. Reforço esse que vigora até abril. Com os números de problemas respiratórios a aumentar, a Secretaria Regional da Saúde vai avançando com mais medidas no sentido de colmatar as demoras que vão surgindo graças à grande afluência de pessoas aos espaços de saúde. Convém sublinhar que estas medidas nada têm a ver com a gripe, que ainda não chegou ao seu pico, mas sim com vários problemas respiratórios associados à época fria e que afetam, sobretudo, os mais velhos.

 

36.218 VACINADOS

 

E por falar em inverno, refira-se que até ontem foi registada a administração de 36.218 vacinas no SESARAM, sendo 77% nos centros de saúde da Região e 9,1% ao domicílio. A cobertura vacinal na população com 65 anos e mais é de 54,1%. Nesta população, foram administradas 22.542 vacinas contra a gripe.

 

Carla Ribeiro

 

In “JM-Madeira”