Quem Somos?
A Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD) é o Serviço do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, que dinamiza as atividades de prevenção e redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas na Região Autónoma da Madeira, sob a tutela da Secretaria Regional da Saúde.
O que fazemos?
Á UCAD compete, através de uma equipa multidisciplinar constituída por 15 técnicos superiores, desenvolver uma intervenção preventiva na RAM.
Atuamos através de uma perspetiva promotora da saúde e do bem-estar social, sensibilizando, informando e formando, na procura permanente da melhoria do conhecimento, fomentando a literacia em saúde, facilitadora da autonomia dos indivíduos relativamente à sua saúde, promovendo competências pessoais e sociais e promoção de hábitos de vida saudável.
Incidimos com maior relevância a nossa intervenção nos contextos comunitário, escolar, laboral, recreativo, desportivo, militar, familiar, comunicação social e lazer.
As iniciativas implementadas são dinamizadas considerando as diversas fases do ciclo de vida, com particular incidência junto de crianças e jovens, adultos jovens e adultos, procurando assegurar-se sempre uma resposta harmonizada com as diversas solicitações efetuadas.
Priorizamos a nossa intervenção nos diversos contextos através do desenvolvimento de programas, projetos, campanhas e ações de carácter preventivo, que incidem sobre as substâncias psicoativas e/ou sobre comportamentos aditivos e dependências, sem substância (internet e videojogos).
Estas iniciativas são dinamizadas pela equipa técnica da UCAD, com o objetivo de dar resposta às diversas solicitações de entidades e organizações regionais e nacionais públicas ou privadas.
Serviço de apoio à comunidade:
Gabinete de Aconselhamento e Prevenção (GAP)
Através do GAP, prestamos atendimento diferenciado gratuito a jovens, famílias e população em geral, sobre assuntos relacionados com dependências. Nomeadamente a esclarecimentos e/ou pedidos de ajuda sobretudo por parte de pais e/ou encarregados de educação, relacionados com situações de consumo de substâncias psicoativas dos seus educandos, ou dependência da internet e dos videojogos.
Informamos sobre recursos terapêuticos existentes na Região Autónoma da Madeira e encaminhamos os utentes para serviços ou entidades regionais com competência na área, para assegurar uma resposta adequada e mais diferenciada.
Facultamos informação no âmbito da prevenção dos comportamentos aditivos e dependências, apoiamos a realização de projetos, programas e ações, bem como disponibilizamos materiais de divulgação, sobre
prevenção.
CLÁUDIA NAUDÉ - Assistente Social – UCAD Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
In “JM-Madeira”