Entre 31 de dezembro e 6 de janeiro com os idosos a recorrerem mais ao serviço
Os idosos recorreram em grande número às urgências na última semana. Por apresentarem várias patologias, foram atendidos por diferentes especialidades, aumentando o tempo de espera.
Entre os dias 31 de dezembro e 6 de janeiro, foram atendidos 5.275 utentes nos serviços de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e nos centros de saúde. Desse total, 2.397 atendimentos foram no hospital central do Funchal e 2.878 nos serviços de urgência dos cuidados primários dos centros de saúde da Calheta, Machico, Porto Santo e São Vicente (abertos 24 horas), e nos centros de Câmara de Lobos, Porto Moniz, Ribeira Brava e Santana, com serviço de atendi mento urgente.
Os dados foram disponibilizados ao JM pelo Serviço de Saúde da Região (SESARAM), que nos deu ainda conta que, comparativamente ao período homólogo do ano passado, se verificou um aumento de 37 atendimentos nesta última semana.
A diretora clínica do serviço de urgências do SESARAM reforçou, ao JM, que os números desta última semana são semelhantes aos últimos anos.
Quanto ao perfil dos utentes que nesta altura procuram mais as urgências, Carmo Caldeira disse que a população com mais de 65 anos, com várias patologias associadas, é quem tem recorrido mais. “São doentes muito idosos, muitos deles em maca, que se multiplicam nos atendimentos, porque passam por várias especialidades devido às patologias que apresentam”, o que também se reflete num maior tempo de espera nos serviços. A responsável adiantou que muitos carecem de internamento, “a maior parte na área médica”.
Carmo Caldeira adiantou ainda que as doenças respiratórias são as patologias mais frequentes neste período.
A diretora clínica realçou ainda que os serviços não têm sido procurados por nenhum surto gripal, sendo que a atividade na Madeira a esse nível está baixa. Com o aumento de pessoas a recorrerem às urgências neste período, a diretora clínica apela os utentes se dirijam primeiro aos centros de saúde da área de residência.
Recorde-se que, no final da semana passada, o secretário regional da Saúde adiantou que o Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) iria reforçar as equipas nas urgências e está preparado para corresponder à maior afluência de utentes nesta altura do ano.
SOLUÇÕES APRESENTADAS AMANHÃ
Pedro Ramos referiu que uma “grande afluência ao serviço de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e aos outros serviços de urgência dos centros de saúde é expectável, tendo em conta a época do ano”. O governante madeirense reforçou que “o SESARAM está preparado para fazer face a esta maior afluência” de utentes.
Entretanto, o JM sabe que, amanhã, a tutela vai apresentar alguns cenários e medidas para dar melhores respostas nos centros de saúde, em termos dos cuidados primários à população e, com isso, também melhorar a resposta aos serviços de urgência.
Administradas 34.079 vacinas contra a gripe
No âmbito da campanha regional contra a gripe, promovida pelo IASAUDE, foram administradas, até ao dia 28 de dezembro, 34.079 vacinas.
Do total, refira-se, por exemplo, que 26.832 (78,3%) foram administradas nos Centros de Saúde da RAM, 3.234 (9,4%) em domicílios.
De acordo com o boletim clínico do IASAUDE, foram vacinados 21.722 seniores (52,1% do total).
Ao nível da vigilância laboratorial da gripe na RAM, é de salientar que entre as semanas 40/2018 e 52/2018 (24 a 30 de dezembro) foram analisadas laboratorialmente 63 amostras, com 7 casos positivos para Influenza, sendo que destes 2 foram na última semana do ano.
2.397 ATENDIMENTOS NO HOSPITAL CENTRAL DO FUNCHAL
2.878 ATEDIMENTOS NOS CENTROS DE SAÚDE DA REGIÃO
Paula Abreu
In “JM-Madeira”