O número de pessoas com autismo na Madeira está a aumentar. Estima-se que existam pelo menos cem, neste momento, conforme realçou ontem o presidente do Instituto de Administração da Saúde, Herberto Jesus
A Associação que dá apoio a estas pessoas recebeu, ontem, através de um protocolo assinado com o IASAÚDE, cerca de 5 mil euros.
O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que marcou presença na cerimónia de assinatura do protocolo, destacou a importância que o Executivo madeirense está a dar ao assunto, realçando a importância de estas pessoas se sentirem integradas na sociedade. Lembrou que 2017 foi o ano da planificação, 2018 o da concretização. Em 2019, como garantiu, o Governo cumprirá o seu programa.
Ana Luísa Caires, presidente da Associação também conhecida por 'Grandes Azuis', disse que a instituição está a precisar urgentemente de apoio. Neste momento, são apoiados cerca de uma dezena de jovens. Contudo, aquela responsável acredita que este apoio irá permitir apoiar mais pessoas. “Esperamos fazer um bom trabalho com está ajuda”, acrescentou. O Transtorno do Espectro Autista caracterizasse por uma dificuldade em interagir socialmente, como manter o contacto visual, expressão facial, gestos e expressar as próprias emoções. Além disso, o autista geralmente tem dificuldade na comunicação, alterações comportamentais, manias próprias, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação.
In “JM-Madeira”