O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, considerou hoje, no âmbito da abertura do Curso Cirurgia Otológica, que decorre entre os dias 22 a 24 de novembro, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, que “é importante dar um passo em frente em determinadas áreas de intervenção cirurgica”, apontando a relevância do “debate de casos clínicos, da discussão e da visualização dos atos cirurgicos”.
A iniciativa reúne no funchal, 25 especialistas, otorrinolaringologistas, (Continente e Ilhas) para acompanhar em direto as cirurgias otológicas, a decorrer no bloco operatório do HNM, sob a coordenação do reconhecido médico alemão, especialista nesta área, Doutor Parwis Mir-Salim, Diretor do Serviço de ORL da Clínica Friedrichshain, em Berlim.
Este curso conta também com a participação de um outro especialista na área, professor Doutor Andreas Neumann.
No âmbito desta iniciativa serão intervencionados 8 pacientes em estapedotomia, timpanoplastia, timpanoplastia por técnica endoscópica, mastoide-epitimpanectomia com timpanoplastia e implante coclear.
A realização deste curso é da responsabilidade dos médicos especialistas do Serviço de ORL do SESARAM, nomeadamente Carlos Martins, Miguel Furtado, Marisol Plácido, Rogério Fernandes, Tatiana Carvalho, Paulo Fernandes e Afonso Castro (médico interno).
In "Funchal Notícias"