Quase três quartos dos portugueses consomem diariamente vegetais e saladas, refere um estudo do Instituto Ricardo Jorge a propósito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinalou esta quinta-feira.
Segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), à pergunta “Consome vegetais ou saladas, incluindo sopa de legumes, todos os dias?”, 4,9 milhões de portugueses (73,3%) responderam afirmativamente.
Entre os que comem vegetais e saladas todos os dias, a maioria são mulheres, representando 8 em cada 10 (80%), enquanto os homens se ficam pelos 65%. Este hábito é mais frequente no Centro do país, onde 80% da população o faz diariamente, seguindo-se os habitantes do Norte (77%) e do Alentejo (72,6%).
A região do país onde este tipo de alimentação é menos frequente é nos Açores, onde só 57,7% da população disse comer vegetais e saladas todos os dias. O consumo deste tipo de alimentação é mais frequente entre a população mais velha, sendo seguida por 80% daqueles que têm entre 65 e 74 anos, e por mais de 75% dos que têm mais de 45 anos.
Em termos de escolaridade e vida profissional, o hábito de comer vegetais é mais seguido por quem frequentou o ensino superior (80%), mas também por quem não tem atividade profissional (78,8%). O estudo analisou as respostas de 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), 63,4% dos quais “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.
A informação foi recolhida através de entrevistas diretas com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.
In “Saúde Online”