Campanha arranca em meados de outubro

 

No início de setembro, a RTP-Madeira dava conta que a vacinação contra a gripe iria acontecer mais tarde e que estavam previstas 38 mil doses, cujo início de chamada estava agendado para a terceira semana de outubro.

 

Mais três mil doses do que no ano passado, conforme disse a vice-presidente do Instituto de Administração da Saúde. Ontem, o JM tentou confirmar estes números mas os nossos esforços foram infrutíferos.

 

O Serviço Nacional de Saúde anunciou, por seu lado, na tarde de ontem, que a vacinação vai começar a 15 de outubro e existirão 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar.

 

A vacinação vai começar cerca de duas semanas depois do que tem sido habitual, para garantir uma “melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe”, que em Portugal tem início habitualmente na segunda quinzena de dezembro, explica a DGS numa nota a que a agência Lusa teve acesso. Bruna Gouveia já tinha dito à RTP-Madeira que as previsões para este ano apontavam para que o 'pico' fosse em janeiro ou fevereiro, daí a campanha de vacinação ter o seu início mais tarde. A vacina é recomendada a pessoas com 65 e mais anos, particularmente os residentes em lares ou instituições comunitárias, internados em instituições de saúde, prestadores de cuidados de saúde, portadores de doenças crónicas pulmonares, diabéticos e portadores de outras doenças que provocam diminuição da resistência às infeções.

 

Carla Ribeiro

 

In “JM-Madeira”