Miguel Pestana foi o representante do Governo Regional na Lituânia
“O modelo da saúde regional está alinhado com as recomendações da Mundial de Saúde (OMS), ou seja estão espartilhados e estão entregues a diferentes organizações. Esta é a tendência apontada pela OMS que sugere que tudo deve estar organizado à volta do utente”. Quem o diz é o representante do Executivo madeirense que esteve presente numa reunião da Região Europeia da OMS que decorreu na Lituânia.
Miguel Pestana foi convidado pela organização do evento para abordar a integração de serviços através das alterações desencadeadas nos cuidados primários. Embora o técnico reconhecesse que a Região não está no topo dos países avançados e mais ricos do mundo, afirmou que “a Madeira está no caminho certo e adota conceitos semelhantes”, frisou.
“Mostraram-se muito interessados em saber como efetuamos a reforma do agrupamento dos centros de saúde tanto que foi feito um convite para procedermos a uma apresentação sobre esse tema”, revelou Miguel Pestana desde o país Leste da Europa que aproveitou o momento para saber mais sobre os objetivos para o desenvolvimento sustentável que foram recentemente aprovados na agenda 20/30.
Neste encontro participaram 35 regiões de 25 de países diferentes, e o representante do Governo Regional afirmou que “foi explicado” aos membros “o porquê deste ajuste” no agrupamento dos centros de saúde. Foi sublinhando que as mudanças visaram o “aumento do nível de descentralização da gestão destas unidades e dar resposta aos problemas identificados”, expressou.
Victor Hugo
Fonte: Diário de Notícias