O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) vai disponibilizar este ano 33.500 doses de vacinas contra a gripe, adjudicadas junto dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Um número que aumentou relativamente ao ano anterior, com um reforço de 3.731 doses.
Desta forma, e à semelhança do que acontece em anos anteriores, na primeira quinzena do mês de Outubro irá realizar-se a campanha de vacinação gratuita contra a gripe sazonal, cujo principal objetivo passa por atingir a população mais idosa, os utentes com mais de 65 anos de idade.
Para Ana Nunes, presidente do IASAÚDE, “o importante é haver cobertura vacinal”, nomeadamente para estas pessoas de idade avançada e para todos os outros grupos de risco que incluem os doentes cardíacos, renais, respiratórios, diabéticos, as grávidas e também as crianças institucionalizadas com doenças crónicas.
“Vamos manter todos os objetivos anteriores e vamos aguardar também algumas orientações por parte da Direção Geral de Saúde (DGS)”, disse, sublinhando que o IASAÚDE irá brevemente emanar as orientações técnicas necessárias à população que acredita estar cada vez mais sensibilizada no que respeita às vacinas.
Até porque, os dados relativos ao ano transato mostram que a campanha foi bem sucedida, atingindo valores elevados na primeira semana, onde 50% dos idosos foram vacinados. Um número que teve um aumento significativo relativamente à campanha que vigorou em 2014/2015.
Ana Nunes afirma que este valor permitiu concluir que “a população já está atenta, muito alerta e está sensível para a vacinação” e salienta que este ano um dos objetivos é atingir 60 % dos idosos, o que representará 23.531 das 39.218 pessoas com idade acima dos 65 anos.
A presidente do Instituto de Saúde recordou também que nas farmácias estarão disponíveis vacinas que poderão ser adquiridas mediante as receitas médicas emitidas a partir do dia 1 de Julho de 2016 e nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe para a época gripal 2016/2017, sendo que as mesmas são válidas até ao dia 31 de Dezembro do ano corrente.
“O ideal seria que todas as pessoas fossem vacinadas mas como esta é uma campanha gratuita escolhem-se os grupos que são mais vulneráveis”, salientou.
99% das vacinas adquiridas foram administradas no ano passado
De referir que na campanha contra a gripe sazonal, que decorreu entre o dia 1 de Outubro de 2015 e o dia 22 de Maio de 2016, foram administradas gratuitamente 29.516 doses de vacina, correspondendo a 99% das vacinas adquiridas pelo Serviço Público.
Os dados disponibilizados pela IASAÚDE revelaram ainda que do total de vacinas administradas 72% foram aplicadas a pessoas com 60 e mais anos e que a taxa de cobertura vacinal nas pessoas mais de 65 anos foi de 50%. A este valor está associado um aumento de 4% face à taxa de cobertura vacinal alcançada na época 2014/2015 (46%).
Este balanço dá ainda conta que a taxa de cobertura vacinal em pessoas frequentadoras dos centros de saúde, com diagnóstico de doença do foro respiratório foi de 58%.
Números
29.516- Doses de vacina foram administradas gratuitamente no ano passado
33.500- Doses de vacina disponibilizadas pelo IASAÚDE
39.218- Idosos com mais de 65 anos existentes na Região
23.531- Número que será abrangido pela vacinação do IASAÚDE
60- O objetivo é atingir 60% dos idosos com mais de 65 anos
3731- Foram disponibilizadas mais 3731 vacinas contra a gripe que em 2015
Andreína Ferreira
In “Diário de Notícias”