Cuidados com a saúde oral é o tema das ações de sensibilização promovidas pelo projeto 'Viver com Saúde' no mês de julho, dirigidas a famílias residentes em bairros sociais.
Esta é uma iniciativa do Governo Regional, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM (IHM, EPERAM), em colaboração com serviço do SESARAM e o seu programa regional 'Madeira a Sorrir'.
“Este mês, em parceria com a equipa coordenadora do programa regional 'Madeira a Sorrir', do SESARAM, as atividades têm como objetivo inicial educar e melhorar a saúde oral, pretendendo-se que no final os moradores tenham apreendido conceitos básicos sobre cárie dentária e patologias associadas e adotado hábitos diários de higiene”, esclareceu Vânia Jesus, presidente do Conselho de Administração da IHM.
As sessões de educação acerca desta temática são fornecidas por uma equipa de médicos dentistas e higienistas orais do Serviço de Saúde Oral do SESARAM, EPE, parceiro no projeto.
Até ao momento, a ação de sensibilização já passou pelos conjuntos habitacionais de Santa Luzia, Ribeira Grande, Comandante Camacho de Freitas e Hospital, no Funchal, Torre e Nogueira, respetivamente, em Machico e Santa Cruz.
Na agenda segue-se o bairro da Bemposta, em Machico, no dia 17 de julho, com início por volta 14 horas. De acordo com Vânia Jesus, “a prevenção é a base primordial deste projeto Viver com Saúde”.
No âmbito deste projeto, o IHM já promoveu diversas iniciativas, relacionadas com diferentes áreas da saúde. No mês de maio, em parceria com a delegação regional da Fundação Portuguesa de Cardiologia e Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, o 'Viver com Saúde' dedicou-se a oferecer sessões de rastreio para a prevenção de doenças cardiovasculares, a título gratuito.
A próxima ação de sensibilização realizar-se-á no bairro da Bemposta.
Já o mês de junho foi dedicado ao rastreio visual e auditivo, com o apoio da empresa Alberto Oculista.
In “JM-Madeira”