Secretaria quer aumentar número de profissionais e replicar projeto em vigor na Ponta do Sol

 

Apresentação dos resultados do projeto 'Novo Sol' decorreu ontem no Centro Cultural John dos Passos.

 

Ponta do Sol dá “pontapé de saída” à nova planificação e organização dos cuidados de saúde primários. Projeto chegará a todos os centros de saúde.

 

O projeto piloto de Unidade de Saúde Familiar implementado no Centro de Saúde da Ponta do Sol está a ser um sucesso e, por isso, será replicado em toda a Região.

 

Isso mesmo vincou o secretário regional da Saúde, ontem, na apresentação pública dos resultados, onde fez um balanço “extremamente positivo” ao projeto implementado no passado mês de setembro neste concelho a oeste.

 

Segundo Pedro Ramos, com o 'Novo Sol' foi possível, em apenas nove meses, atingir praticamente os 100% na taxa de cobertura da população da Ponta do Sol em médico de família, garantindo um melhor acesso da população à saúde, nomeadamente à promoção da saúde e à prevenção da doença.

 

“Na Ponta do Sol estamos perante um aumento do número de consultas na área médica e na área da enfermagem, sendo que também triplicámos as visitas domiciliárias”, transmitiu Pedro Ramos, no Centro Cultural John dos Passos, à margem da apresentação dos resultados.

 

“Este é o pontapé de saída da nova planificação e organização dos cuidados de saúde primários da Região Autónoma da Madeira”, disse, adiantando que a Secretaria está a fazer um “roteiro” pelos vários centros de saúde, no sentido de avaliar o que se está a passar em todos os 49 centros de saúde da Região e preparar já o ano de 2019.

 

Até ao momento, o governante já passou por todos os centros de saúde de Machico, de Santa Cruz e, ontem, esteve na Ponta do Sol. “Quanto à unidade de saúde familiar, os resultados são extremamente positivos, vão ao encontro das experiências no serviço nacional de saúde e achamos que este é um projeto para replicar em outros concelhos da Região”, disse, sublinhando que estes projetos de- pendem da própria iniciativa dos profissionais, dos médicos, dos enfermeiros e dos administrativos do centro que, com uma nova forma de organização, conseguem aumentar a qualidade e a quantidade da prestação e a taxa de cobertura da população. Pedro Ramos quer replicar o projeto para os vários centros de saúde, pois acredita que assim rapidamente chegaremos aos 100% de cobertura na Região Autónoma da Madeira.

 

“Logo que tivermos o número de profissionais adequado para cobrir a população, esse modelo de organização é que irá prevalecer”, transmitiu, adiantando que a tutela está “na fase da contratualização”. JM

 

Rastreio visual nos bairros sociais

 

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através da Investimentos Habitacionais da Madeira, (IHM) continua este mês a dar seguimento às ações no âmbito do novo projeto na área da inclusão social denominado 'Viver com Saúde'.

 

Assim, no corrente mês, a par do rastreio gratuito para a prevenção de doenças cardiovasculares, iniciado no passado mês de maio, e que continuam a ser realizados, a IHM, em parceria com a Alberto Oculista, iniciará então o rastreio visual e auditivo.

 

 Em junho, as equipas que asseguram este rastreio estarão ao dispor das famílias residentes nos bairros sociais ou que frequentam Polos Comunitários da IHM. Os conjuntos habitacionais da Ribeira Grande recebem os especialistas no dia 19 de junho. JM

 

Vida saudável em São Martinho

 

De 11 a 15 de junho, a Junta de Freguesia de São Martinho vai estar a promover a Semana da Saúde. Uma iniciativa que terá lugar no Centro Cívico de São Martinho e que junta neste espaço variadas propostas relacionadas com a temática da saúde, bem-estar e estilos de vida saudável.

 

A iniciativa, promovida em parceria com diversas entidades de saúde e empresas locais, oferece aos visitantes a oportunidade de aconselhamento especializado em diversas áreas, estando disponível gratuitamente a realização de diversos tipos de rastreios, assim como diversas terapias, passando por técnicas de massagem e relaxamento, reflexologia, acupunctura, aulas de body & mind, aconselhamento sexual e contracetivo, alimentação saudável e biológica e ainda ictioterapia. 

 

Susy Lobato 

 

In “JM-Madeira