1.ª fase do 'Programa + 65 anos: Saúde oral ao longo da vida', destinado à população idosa no âmbito da Estratégia Regional para a Saúde Oral, foi apresentada ontem, na Santa Casa da Misericórdia de Machico.
Uma Estratégia Regional que integra também o programa regional de saúde oral 'Madeira a Sorrir', a funcionar desde 2016 e que, de acordo com Pedro Ramos, vai atingir quase 10 mil crianças de oito escolas de primeiro e segundo ciclos, sendo que 800 alunos de Machico já foram contemplados.
O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, afirmou que, pela primeira vez, a saúde oral vai abranger todos os extremos etários da Região, desde os grupos mais jovens aos mais idosos.
Na ocasião decorreu também uma sessão de sensibilização para os cuidados de higiene oral para os idosos e para os cuidadores formais e informais e a coordenadora da Estratégia Regional para a Saúde Oral, Liliana Vasconcelos, sublinhou que o novo projeto visa não só a prevenção, mas também a orientação, no caso de ser necessário tratamento, dos idosos.
O Governo Regional acrescentou que as sessões abrangem os idosos dos centros de dia e lares da Região.
Quanto aos resultados do 'Madeira a Sorrir', que tem por objetivos a diminuição da percentagem de cáries e doenças gengivais da população, serão avaliados dentro de dois anos depois de analisados pelo IASAÚDE.
Um projeto que “é um orgulho para o Governo Regional”, que vai procurar contribuir com mais e melhores condições para os médicos e dentistas, ajuntou Pedro Ramos.
O secretário ressaltou ainda o Programa de Intervenção Precoce para o Cancro Oral, recentemente introduzido e que vai abranger o escalão etário mais avançado e cujos resultados relativos a 2017 serão apresentados em setembro deste ano.
Por último, as crianças presentes na ocasião receberam, pelas mãos do representante da Saúde, diplomas de boa adesão às regras de uma boa saúde oral.
In “JM-Madeira”