Subiu ontem ao palco, no Centro de Congressos da Madeira, o espetáculo solidário 'As Artes pela Causa Oncológica'. Na sua quarta edição, a iniciativa apresentou um formato mais completo, juntando a música e a dança, com mais de uma centena de alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, aliados à Orquestra Académica, dirigida pelo maestro Francisco Loreto.

 

Herberto Jesus, presidente do Instituto de Administração de Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE) congratulou os intervenientes pela iniciativa e relevou a importância da solidariedade e do trabalho conjunto. “Nada melhor do que estarmos aqui reunidos pela coisa mais bela que existe no mundo: a música”, acrescentou, sublinhando que esta “também pode ser curativa”.

O auditório registou uma boa casa, para assistir ao espetáculo que se iniciou com uma interpretação de 'Bolero', pelos alunos de Dança Contemporânea. Durante a exibição inicial, a artista plástica Helena Berenguer esteve também no palco, para pintar uma tela que foi, posteriormente, sorteada entre o público presente.

Ainda durante a primeira parte, coube a três alunos de teatro a narração do conto 'Pedro e o Lobo', acompanhado musicalmente pela orquestra. Na segunda parte, foi a música do filme 'O Fantasma da Ópera' a dar o mote para uma coreografia com acrobacias, e uma seleção de andamentos das suites orquestrais da ópera 'Carmen', protagonizada pelos alunos de Dança Contemporânea.

A finalizar, juntou-se, à Orquestra Académica, a Orquestrazinha, formada pelos alunos mais novos do agrupamento das cordas.

Os bilhetes para o espetáculo tiveram o custo de dez euros para adultos, e cinco para as crianças dos 6 aos 12 anos, tendo a receita angariada revertido, na íntegra, para o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

In "JM-Madeira"