Iniciativa pretende desmistificar medos e receios associados às intervenções cirúrgicas

Equipa de enfermagem quer promover uma maior literacia em saúde e mostrar o seu papel na sociedade. Pedro Ramos associa-se à comemoração do Dia do Enfermeiro.

 

Dia Internacional do Enfermeiro será assinalado, hoje, na Região, com a instalação de um 'Sala de Operações', no Centro Comercial La Vie.

 

A iniciativa é promovida pela equipa de enfermagem do Bloco Operatório do Serviço de Saúde  da Região e tem como objetivo desmistificar medos e receios associados às intervenções cirúrgicas, promovendo uma maior literacia em saúde.

 

O tema escolhido este ano para o Dia Internacional do Enfermeiro pelo Conselho Internacional dos Enfermeiros é “Saúde é um Direito Humano”.

 

A instituição pretende, assim, mostrar que os enfermeiros podem ter um papel fundamental para garantir uma maior acesso aos cuidados de saúde.

 

Sob forma de valorizar estes profissionais, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, estará presente hoje, pelas 12 horas, na abertura oficial do evento.

 

O SESARAM lembra que, atualmente, tem ao serviço da população um total de 1.705 enfermeiros, dos quais 520 nos cuidados primários (centros de saúde, incluindo os serviços de urgência e de internamento destas unidades) e 1.185 nos cuidados hospitalares e continuados.

 

O Serviço de Saúde informa ainda que nos últimos dois anos foram contratados 157 novos enfermeiros, estando neste momento a decorrer o concurso para a contratação de mais 64 enfermeiros.

 

Em abril, o Governo autorizou a contratação imediata de 17 novos enfermeiros para suprir as carências mais urgentes no Serviço de Saúde, sendo que estes profissionais entraram para substituir os enfermeiros que se encontram ausentes dos serviços por motivo de baixas prolongadas.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o rácio de enfermeiros por 1.000 habitantes na Madeira é de 8.4, o mais alto do País.

Susy Lobato

 

 

 

In ”JM-Madeira”