Cerca de 300 pessoas passaram pela iniciativa no Largo do Colégio

Terminou ontem a I Semana da Saúde, organizada pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny. Durante três dias seguidos, mais de 300 visitantes passaram pelo Largo do Colégio, entre os quais estavam, na sua maioria, doentes crónicos, informou ontem a presidente da Associação de Estudantes da referida escola, Mariana Faria.

 

A representante explicou que o grande objetivo deste encontro era não só informar as pessoas, como também fazer rastreios cardiovasculares (medição de tensão arterial, glicémia capilar, colestrol total e avaliação de peso e altura).

 

“Muitas das pessoas que nos visitaram eram doentes crónicos e três quartos dos casos tinham a tensão alta ou sofriam de hiperglicemia. No primeiro caso, encaminhamos muitas pessoas para as urgências hospitalares e no segundo para um centro de saúde”, explicou Mariana Faria.

 

No local encontravam-se ainda duas tendas, uma da Liga Portuguesa Contra o Cancro e outra do grupo Alberto Oculista. Na primeira, estava disponível informação sobre os vários tipos de cancro e na segunda estavam a ser realizados rastreios visuais e auditivos.

 

Hoje a Semana da Saúde continua com um seminário destinado a 60 enfermeiros. Serão vários os temas a serem discutidos neste encontro, porém, o destaque será na área da cardiologia, celebrada neste mês de maio.

 

Devido à grande procura da I Semana da Saúde, nas duas ver- tentes - público e no ramo da enfermagem -, a presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny admite a possibilidade de organizar, futuramente, um novo evento. JM

 

Petra Teixeira

 

In “JM-Madeira”