Há mais de dez anos que o SESARAM tem os boletins de vacinas electrónicos

 

Cerca de 45 mil utilizadores do Serviço Regional de Saúde estão inscritos no Portal do Utente do SESARAM. Um espaço em que é possível marcar consultas, verificar os seus episódios clínicos (resumo clínico), análises ou o boletim de vacinas. Em breve, promete o SESARAM, outras funcionalidades e simplificações vão estar disponíveis.

 

Uma das coisas que vão mudar será a forma da adesão. Neste momento, para se inscrever, o utente tem de se deslocar fisicamente a um centro de saúde ou às consultas externas do Hospital Dr. Nélio Mendonça. O Serviço de Saúde promete facilitar e agilizar esse processo, no mesmo sentido do que acontece a nível nacional.

 

Facilitação é o que já acontece na área do cidadão do Serviço Nacional de Saúde. Para acedermos aos dados da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), que contém informação sobre os utentes da Madeira, basta fazer um registo on-line. Mas, para aceder a informação mais completa, como o historial clínico ou o boletim de vacinas, é necessário aceder com o Cartão de Cidadão ou com a Chave Digital Móvel, o que exige outros códigos e pequenos programas informáticos possíveis de obter gratuitamente.

 

No Portal do Utente do SESARAM, depois de devidamente autenticado, o utente pode fazer tudo o que é possível realizar no Portal.

 

Nesta semana, na sequência dos apelos à vacinação contra o Sarampo, foi revelado que todos os portugueses passam a ter disponíveis no SNS o seu boletim de vacinas electrónico. Nesse aspecto, a Madeira foi pioneira. O SESARAM dispõe do boletim dos madeirenses, em suporte digital e consultável nas suas unidades de saúde, há mais de dez anos.

 

Esses boletins de saúde foram os primeiros a integrarem a Plataforma de Dados da Saúde, a nível nacional, o que aconteceu em Setembro de 2016.

 

Para os próximos tempos, ainda sem data específica, o SESARAM prevê introduzir várias mais-valias no portal, passado a ser possível: emissão de declarações e relatórios clínicos (por exemplo declarações de presença nas consultas, internamentos ou nas urgências); consulta de Facturas – Possibilitar a consulta de facturas de serviços/atendimentos prestados pelo serviço de saúde (facturas em formato digital, pagas e pendentes); notificações de dívida (notificar o utente, quer seja no portal, quer via e-mail das facturas pendentes para pagamento); informação aos Familiares (funcionalidade destinada aos familiares do utente que está no serviço de urgência/internamento. Através desta, o familiar poderá aceder ao estado de saúde do seu doente. Desta forma os familiares evitam deslocações desnecessárias ao Hospital.

 

In “Diário de Notícias”