Centros da gripe atenderam 1.314 doentes entre 31 de Janeiro e anteontem
No dia 28 de Fevereiro aconteceu a quinta morte por gripe, em contexto hospitalar, na Madeira. Tratou-se de um homem de 68 anos, que esteve internado 44 dias na Unidade de Cuidados Intensivos.
Na actual época gripal, que começou a 1 de Outubro, morreram outras duas pessoas na mesma Unidade, e outras tantas na ala de internamento da gripe no Hospital dos Marmeleiros.
Na última semana, a actividade gripal sofreu uma grande redução, com os centros de gripe a registarem uma procura média de cinco pessoas por dia. No mesmo período, houve um novo internamento apenas. Por estas razões, as autoridades regionais de saúde decidiram desactivar o Plano de Contingência da Gripe, que vigorava desde o dia 31 de Janeiro.
Durante a vigência do Plano foram atendidos nos três centros - Bom Jesus, Santo António e Machico - 1.314 doentes e 400 na Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
Neste momento, existem duas pessoas internadas devido a gripe: a criança de 14 anos, que está na Pediatria, mas a evoluir favoravelmente, e a pessoa que foi internada na última semana, que ainda se encontra na Sala de Observação da Urgência do Hospital.
Regina Rodrigues, diz haver a garantia de que, mesmo com o plano desactivado, todas as pessoas, que procurarem os centros de saúde com sintomas gripais, serão atendidas. A directora clínica deixou uma palavra de apreço à população, por ter seguido as recomendações e ido aos centros de saúde, e outra ao empenho dos profissionais do SESARAM.
In “Diário de Notícias”