O governante com a pasta da Saúde, Pedro Ramos, defendeu hoje, no âmbito da sessão de abertura do Congresso Regional dos Psicólogos, a importância destes profissionais para a política de saúde do Governo Regional da Madeira e anunciou o reforço de psicólogos no Serviço de Saúde.
Na oportunidade, Pedro Ramos lembrou o papel destes técnicos de saúde nas várias situações de excepção, no apoio às vítimas e seus familiares, e enalteceu o empenho, a dedicação, a motivação com que desempenham a sua actividade diariamente.
Na sua intervenção, o secretário da tutela lembrou também o protocolo assinado no ano passado com a Ordem dos Psicólogos, que permitiu a realização de estágios profissionais, tendo sido o Serviço de Saúde da Região, a primeira entidade pública do país a fazê-lo. Pedro Ramos explicou, que desde 2011 a realização destes estágios está “bloqueada” nos serviços públicos de saúde, fruto de uma legislação que obrigava à remuneração destes. “A Madeira teve assim o condão de alterar esta situação, dando um impulso para que se forme uma nova geração de psicólogos. Percebemos a importância que estes estágios têm na formação prática destes técnicos de saúde ao permitirem um melhor e maior contacto dos profissionais com a realidade e com as necessidades da população” disse o secretário regional da Saúde.
Pedro Ramos quer os psicólogos mais próximos da população e por isso referiu a importância do seu trabalho nos centros de saúde da Região, na promoção da saúde mental, prevenção, tratamento e reabilitação das perturbações mentais. “Queremos chegar mais rápido e mais cedo às pessoas com problemas de saúde mental” afirmou.
O Congresso Regional dos Psicólogos é promovido pela delegação regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos e conta com mais de 300 inscritos.
In “Funchal Notícias”