IASAÚDE vai ter, em breve, máquina no exterior do edifício para utentes tratarem, a qualquer hora, dos documentos

 

O secretário da Saúde quer que os utentes adiram mais ao sistema de quiosque digital. A tarefa é mais fácil para o utilizador e para quem trabalha no IASAÚDE.

 

Em 2017, o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) reembolsou 7.8 milhões de euros diretamente aos utentes e 14 milhões em acordos de faturação, o que totalizou 21.8 milhões de euros. Estes números foram divulgados pelo secretário regional da Saúde que visitou o novo balcão automático de apoio ao utente, instalado no IASAÚDE. Até agora, os utentes E tinham à sua disposição um balcão semelhante na Loja do Cidadão.

 

Este investimento permite efetuar operações beneficiando da oferta de serviços disponibilizados em auto-serviço, sem ser necessária a presença ou intervenção de um funcionário no local. Em breve, embora sem data concreta, no exterior do IASAÚDE haverá um balcão (tipo ATM), que permitirá ao utente tratar dos seus reembolsos a qualquer hora. Esta decisão também foi anunciada por Pedro Ramos, o qual admitiu que ainda há muitos utentes que oferecem alguma resistência e continuam a procurar a ajuda dos funcionários, mantendo-se em filas longas que exigem muito tempo de espera.

 

Refira-se que o balcão automático existente na Loja do Cidadão fez três mil atendimentos. Já o outro, inaugurado ontem, só até ao meio-dia tinha registado 60 atendimentos.

 

Recorde-se que o Instituto de Administração da Saúde tem ainda outras modalidades ao serviço dos utentes, como seja o balcão manual (em funcionamento desde 30 de setembro de 2016). Em suma, o utente preenche toda a documentação sem a ajuda do funcionário e coloca-a num envelope, inserindo, depois, o sobrescrito na ranhura do balcão. Ao documento preenchido, junta os recibos das despesas, como é óbvio. Uma outra opção tem a ver com o pré-registo e envio de documentação via CTT (em vigor desde 22 de dezembro de 2016).

 

O mesmo permite ao utente/beneficiário poder proceder à entrega de documentos de despesa para reembolso sem ter de se deslocar fisicamente às instalações do IASAÚDE.

 

Quanto ao quiosque digital [aquele que ontem o secretário regional da Saúde teve oportunidade de testar], basta inserir o cartão do cidadão, como se de um cartão multibanco se tratasse. Logo de seguida, a máquina pede todos os documentos que o utente tenha para reembolso e dá a indicação de quantos recebeu. Após a receção e processamento dos documentos pelo IASAÚDE, o utente poderá consultar o seu processo no portal 'Despesas de Saúde da RAM' e descarregar a declaração provisória de complementaridade (reembolso). Aquele balcão irá funcionar a partir das 8h30, permitindo a todos aqueles que entram às 9h00 a possibilidade de resolverem os seus assuntos antes do horário de trabalho.

 

O secretário regional da Saúde aspira a que muitos mais utentes adiram a este balcão virtual, descongestionando o balcão de atendimento e o trabalho dos funcionários para outras atividades.

 

 

 

In “JM-Madeira”