Nas últimas semanas, cerca de 600 pessoas recorreram ao Serviço de Urgência

 

Foram registados até ao momento 26 casos de Gripe A na Madeira.

 

Centros de Saúde do Bom Jesus, Santo António e Machico com horário alargado.

 

O Instituto de Administração da Saúde ativou ontem o Plano de Contingência para a Gripe como resultado de um aumento da procura pelos serviços de Saúde e da diminuição da temperatura.

 

Só nas últimas duas semanas recorreram ao Serviço de Urgência cerca de 600 pessoas. Um total de 99 casos foram analisados laboratorialmente, tendo sido registados, desde o início da época gripal, 34 casos de gripe, entre os quais 26 casos de gripe A e oito casos de gripe B.

 

Apesar destes números, e de acordo com o IASAÚDE, a atividade gripal ainda é considerada de baixa intensidade.

 

O Plano de Contingência para a Gripe engloba a continuação do plano de vacinação da gripe, a adoção das medidas preventivas das infeções respiratórias e a garantia de acesso aos cuidados de saúde.

 

Foi alargado o horário de funcionamento dos centros de saúde do Bom Jesus, Santo António e Machico, que vão estar em funcionamento entre as 8 e as 20 horas. O Serviço de Urgência de Câmara de Lobos passa a funcionar entre as 9 e as 23 horas e as equipas serão reforçadas no Serviço de Urgência dos centros de saúde da Ribeira Brava e Calheta. Para além destas medidas, uma área específica foi criada no Hospital dos Marmeleiros para os doentes com gripe que necessitam de internamento.

 

O Plano de Contingência para a Gripe foi elaborado de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde em colaboração com o IASAÚDE, referiu ontem a diretora do Serviço de Urgências, Regina Rodrigues.

 

O IASAÚDE recomenda algumas medidas de prevenção da gripe, sendo estas: lavar bem e frequentemente as mãos, evitar ambientes fechados e pouco arejados, evitar objetos e superfícies contaminados, ingerir líquidos, recorrer à vacinação e evitar contacto com pessoas contaminadas.

 

Cláudia Ornelas

In “JM-Madeira”