Utentes vão para o Lar de Câmara de Lobos

 

Governo Regional está neste momento a preparar a transferência das altas problemáticas do Hospital para o Lar de Câmara de Lobos, uma situação que deverá ocorrer até ao final desta semana. A decisão foi tomada pela tutela, em virtude do elevado número de doentes que aguardam internamento no serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça devido à falta de camas disponíveis.

 

Segundo dados oficiais, neste momento o número de internamentos com alta clínica atinge os 600 utentes, distribuídos pelas unidades hospitalares e unidades de internamento de longa duração. “A permanência destes utentes nos serviços hospitalares provoca constrangimentos ao normal funcionamento dos serviços de saúde que se agravam em períodos de maior afluência ao serviço de Urgência”, transmitiu fonte da Secretaria, adiantando que “nas últimas 24 horas foram atendidos 325 doentes, dos quais 46,7 por cento eram urgentes e 33,3 por cento pouco urgentes”.

 

Consciente desta problemática social, o Governo Regional, através das Secretarias Regionais da Saúde e da Inclusão e Assuntos Sociais tem vindo a preparar esta solução, procurando com humanização e segurança aliviar os serviços hospitalares e criar uma melhor resposta social aos utentes em alta clínica.

 

Susy Lobato

 

In “Jornal da Madeira”