Resultado de campanha que teve lugar no verão
'Mais Verão… Sem Drogas' poderá ser prolongada para as restantes estações do ano.
Foram ontem apresentados, no auditório do IASAÚDE, os resultados da campanha 'Mais Verão… sem Drogas' que decorreu no verão transato a cargo da Secretaria Regional da Saúde. Satisfeito com os resultados da campanha, o secretário regional da Saúde pondera, após debate com a Secretaria da Educação, alargar a iniciativa a todo o ano letivo.
A PSP, uma das múltiplas entidades envolvidas na campanha, apreendeu no decorrer da campanha 30.245 doses de liamba (vulgo erva), 4.271 doses de haxixe, 18 doses de heroína e duas doses de cocaína.
A PSP testou também o consumo de álcool em 2.930 condutores e 96% dos 'voluntários' não tinham álcool no sangue. Nas 74 intervenções feitas pela entidade nos estabelecimentos comerciais, foram registados 20 incumprimentos de horários, 11 faltas de licença de utilização e dois incumprimentos por venda de bebida a menores de 18 anos.
Outra entidade envolvida na campanha foi a GNR, que apreendeu nos CTT 2.336 gramas de haxixe, em buscas domiciliárias apreendeu 1.050 pés de plantas de cannabis e em estabelecimentos comerciais apreendeu 73 litros de bebidas espirituosas.
A campanha contou também com a adesão da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência. Nos eventos recreativos Semana do Mar (Porto Moniz), Festas de São Vicente e Arraial da Ponta Delgada foram instaurados 21 processos de contra-ordenação por consumo de substâncias ilícitas.
Seis barracas e estabelecimentos de bebidas alcoólicas foram fiscalizados (numa ação conjunta de diversas entidades) na Festa da Lapa, no Paul do Mar, e na festa 'Summer Paradise - Beach Party', no Porto Santo, não tendo sido detetados atos ilícitos. Ações preventivas foram levadas a cabo pela Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), algumas das quais vinham decorrendo antes do início da campanha, que atingiram um total de 10.597 pessoas. A unidade distribuiu também mais de 4.500 folhetos, mais de 4.000 preservativos e 3.350 pins.
Um total de 119 estabelecimentos aderiram a esta campanha que sensibilizou 149 comerciantes para a venda de álcool de forma segura e com boas práticas, seguindo a legislação.
O diretor da UCAD, Nélson Carvalho, salientou na ocasião que a Madeira é das regiões do País “com uma prevalência de consumo mais baixa no álcool, na cannabis e no tabaco”.
Prevenir e reduzir os danos resultantes do consumo de substâncias psicoativas foi o intuito da ação, dirigida à população em geral, com particular ênfase nos adolescentes e jovens adultos.
Para além das entidades referidas, também a ACIF – CCIM, a ARAE, a CPCJ, a Polícia Marítima e a Alfândega do Funchal estiveram envolvidas na campanha. JM
30.245 DOSES DE ERVAAPREENDIDAS PELA PSP
4.271 DOSES DE HAXIXE APREENDIDAS PELA PSP
2.930 CONDUTORES TESTADOS PELA PSP
119 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ADERENTES
claudia.ornelas
In “JM-Madeira”