Desde o dia 27 de Dezembro, o Serviço de Urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça tem registado mais de 400 atendimentos diários, um valor excessivo de situações tendo em conta que em 40% dos casos, ou por vezes mais, se tratam de situações pouco ou nada urgentes.

O facto de haver um maior número de pessoas a recorrer ao Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, faz necessariamente que os tempos de espera aumentem e que haja maiores dificuldades no atendimento e escoamento dos utentes, criando momentos de ‘trafego’ intenso.

 

Assim, e porque nada mudou desde um primeiro apelo realizado no dia 27, o Serviço de Saúde da Região (SESARAM) voltou ontem a apelar à população para recorrer ao Serviço de Urgência Hospitalar apenas em situações de Graves/ Urgentes, por forma a libertar este serviço para os casos que realmente necessitem de um rápido atendimento.

 

Nas restantes situações, o SESARAM pede novamente à população que recorra, num primeiro momento, aos Centros de Saúde da área de residência para atendimento nas vagas do dia, consultas de recurso, ou aos Centros de Saúde com Serviço de Atendimento Urgente, nomeadamente os Serviços de Urgência com funcionamento 24 horas ou menos de 24 horas (vide destaque).

 

O SESARAM recorda que a prestação de cuidados num Serviço de Urgência Hospitalar visa, sobretudo, responder aos casos urgentes e emergentes e, por seu turno, a prestação de cuidados nos Centros de Saúde visa responder às restantes situações.

 

Nestas unidades de saúde, os utentes podem recorrer ao atendimento nas consultas de recursos ou nas vagas do dia, que muitas vezes não ficam esgotadas, havendo também as possibilidades dos Serviços de Atendimento Urgente. Estes reajustamentos possibilitarão uma melhor resposta na prestação de cuidados.

 

Refira-se ainda que, segundo informações recolhidas junto do SESARAM, a maioria dos casos não urgentes referem-se a indisposições ou grastroenterites, sendo que ainda não têm acorrido ao Serviço de Urgência muitos casos de gripe, o que leva a crer que o surto que já se iniciou no continente, ainda não chegou à Madeira.

 

Centros de saúde oferecem alternativas às Urgências hospitalares

 

CONSULTAS DE RECURSO:

 

- Para os utentes sem médico de família, em caso doença

 

recente/súbita, deve recorrer a uma consulta de recurso, mediante agendamento nosServiços administrativos do Centro de Saúde da sua área de residência.

 

CONSULTAS DO DIA/CONSULTAS NÃO PROGRAMADAS:

 

- Destinadas a todos os utentes que por motivos de doença súbita, não urgente e/ou pouco urgente necessitam de atendimento médico. Os utentes que recorram a estas consultas são observados previamente pela Enfermagem e, após avaliação, serão atendidos por ordem de urgência.

 

SERVIÇOS DE URGÊNCIA COM FUNCIONAMENTO 24 HORAS:

 

- Centro de Saúde da Calheta

 

- Centro de Saúde de Machico

 

- Centro de Saúde de São Vicente

 

SERVIÇOS DE URGÊNCIA COM FUNCIONAMENTO INFERIOR A 24 HORAS:

 

- Centro de Saúde de Câmara Lobos - Dias úteis: das 16:00 às 23:00 | Fins-de-semana e Feriados: das 09:00 às 23:00.

 

- Centro de Saúde do Porto Moniz - Dias úteis: das 08:00 às 20:00

 

- Centro de Saúde da Ribeira Brava - Todos os dias: das 08:00 às 23:00

 

- Centro de Saúde de Santana - Todos os dias: das 08:00 às 22:00

 

In “Diário de Notícias”