Assinalando o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que se celebra a 21 de Setembro, a Delegação da Madeira, da Associação Alzheimer Portugal irá realizar, dia 22 de Setembro de 2017, uma conferência subordinada ao tema ‘Da ação refletida à mudança: Respostas Adaptativas Face ao Envelhecimento Perturbado’.
O encontro pretende sensibilizar a comunidade para a diversidade de necessidades das pessoas idosas que sofrem de demência e/ou de outras alterações provocadas por doença. Pensar diferentes estratégias e metodologias de intervenção face às alterações decorrentes da doença, visando a qualidade de vida e inclusão social das pessoas idosas doentes e o apoio aos cuidadores;
Pretende também analisar diferentes dimensões relativas aos recursos e condições estruturais e contextuais recomendados para a participação efetiva dos idosos nos processos de cuidados necessários a uma vida condigna e com significado na sociedade. Atualizar conhecimentos científicos e experiências sobre a adaptação ao envelhecimento perturbado por doença.
A sessão começa pelas 9h30 com a abordagem ‘Envelhecimento: doença crónica, depressão e demência’. Entre as 10 e as 11 horas serão debatidos: ‘Novos riscos associados ao envelhecimento populacional? Novas problemáticas na área da saúde? Que diagnósticos? Que intervenções? Que resultados esperados?’. E, até às 12h30: ‘Viver com demência em sociedade: suprir o desânimo e superar o estigma! Que necessidades? Que obstáculos? Que oportunidades?’. Pelas 14 horas será abordado o tema ‘Contextos e respostas sociais integradores e dignificantes da pessoa idosa com perturbações físicas e mentais’. Seguidamente, das 15h20 às 16h20, o tema em análise é: ‘Da autonomia à dependência: do autocuidado pleno à necessidade de apoio terapêutico total’. Destaque ainda para ‘Famílias: Novas formas? Outros desafios? Implicações no suporte aos mais idosos. Impacto nas famílias’ e as Conclusões Principais, até às 17h45.
Para assistir à conferência é necessária inscrição prévia e pagamento de 20 euros para profissionais de saúde, 15 para associados e estudantes das áreas da saúde e social.
Contactos para inscrições e mais informações:
Telefone: 291 772 021
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
In “JM-Madeira”