“Costumo dizer nas minhas aulas de preparação para o parto: ninguém sabe tudo e todos os dias aprendemos sempre alguma coisa, e coisas que normalmente não vêm nos livros!!! Temos que ser humildes e ouvir o que outro tem a dizer e perceber se faz sentido para nós, e não fazer apenas por fazer”
Quando me pediram para escrever um artigo sobre os segredos da amamentação, muitas dúvidas surgiram…dado que é um tema complexo e principalmente extenso, cujas opiniões advêm não só da formação académica, experiência profissional, mas acima de tudo da nossa experiência pessoal. Sendo Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica, mas acima de tudo mãe, de um menino maravilhoso de 5 anos, que amamentei até aos 3 anos, para mim o primeiro grande segredo para o sucesso é a persistência. Amamentar não é fácil! Também eu tive imensas dificuldades em ser persistente com a amamentação. Acredito verdadeiramente que o leite materno é o ouro líquido mais precioso que podemos dar aos nossos filhos, nem que seja apenas uma gota, por um único dia! Cada refeição é uma vitória! Podem não acreditar, mas cheguei a duvidar das minhas competências enquanto enfermeira e dos conhecimentos que detinha enraizados, pela tamanha pressão social à minha volta, de mães e avós, amigos, colegas de trabalho, que muitas vezes verbalizaram “o teu leite não é suficiente”, “ainda amamentas?”, “tens que dar papas de arroz para ele crescer”. Mesmo tendo um filho que sempre se posicionou no percentil 90, ou seja, com peso acima da média, mesmo no período em que foi amamentado exclusivamente. Para palavras loucas, orelhas moucas e foi o que fiz! Acredito que as pessoas não o fazem por mal, porque querem o nosso melhor… mas muitas vezes têm falta de conhecimentos! Segundo segredo, persistência!!! Não desistir e pedir ajuda! Sim, por vezes é necessário perguntar ao outro que tem mais experiência do que nós! Costumo dizer nas minhas aulas de preparação para o parto: ninguém sabe tudo e todos os dias aprendemos sempre alguma coisa, e coisas que normalmente não vêm nos livros! Temos que ser humildes e ouvir o que outro tem a dizer e perceber se faz sentido para nós, e não fazer apenas por fazer.
Por isso é importante encontrar alguém de referência para pedir ajuda. Terceiro e último segredo: persistência. Persistir em colocar o bebé à mama, aprender com ele, adaptar-se a ele, tal como fazemos quando queremos que ele aprenda a comer de colher. Porquê é que quando iniciamos a comida sólida sabemos exactamente onde colocar a colher na boca e quando é para amamentar ninguém é capaz colocar o bebé próximo da mama? Interessante, não? Pois… Isto é devido a deixarmos de ver mães a amamentar e por isso deixamos de saber como se faz.
É minha missão ajudar a voltar a trazer essa imagem de volta, ajudando as mães a amamentar. E vocês comprometem-se a fazer a vossa parte?
In “JM-Madeira”