O arquipélago está hoje com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

A costa Sul da Madeira, as regiões montanhosas e o Porto Santo estão a partir de hoje e até amanhã às 21 horas sob aviso amarelo devido ao tempo quente que deverá fazer-se sentir em grande parte da Região. O aviso meteorológico lançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem início pelas 9 horas de hoje e prolonga-se até às 21 horas de amanhã.

A persistência de valores elevados da temperatura máxima motivaram o alerta por parte da entidade responsável. Os avisos vermelhos são os mais graves, seguem-se os laranja e depois os amarelos.

O IPMA coloca ainda hoje o arquipélago da Madeira em risco ‘extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto os restantes distritos do continente e do arquipélago dos Açores estão com risco ‘muito elevado’.

O risco ‘extremo’ corresponde a uma situação de “perigo”, aconselhando o IPMA a que se evite o mais possível a exposição ao Sol. No caso de risco ‘muito elevado’ é recomendado o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é ‘baixo’, 3 a 5 (’moderado’), 6 a 7 (’elevado’), 8 a 10 (’muito elevado’) e superior a 11 (’extremo’).

Em termos de previsões meteorológicas, na Madeira deverá estar céu em geral pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã nas vertentes orte da ilha da Madeira e no Porto Santo. O vento soprará fraco a moderado. As temperaturas vão chegar aos 28º no Funchal.

 

In “Diário de Notícias”