Evento é organizado pela Câmara de Machico. O debate vai fazer-se em torno da prevenção e de hábitos de vida saudável.

 

O auditório do Fórum Machico acolhe hoje o 2.º Simpósio de Medicina Desportiva de Machico. A organização deste evento está a cargo da Câmara Municipal de Machico e do Centro Terapêutico de Machico e Garajau, em parceria com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Engenheiro Luís Santos Costa.

 

Depois do sucesso da primeira edição, onde se debateram as lesões desportivas e a alimentação no treino de alto rendimento, a organização considerou essencial direcionar esta segunda edição para a temática da prevenção de lesões desportivas e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

 

De acordo com Maurílio Gouveia, fisioterapeuta e diretor do Centro Evento realiza-se este sábado e vai contar com a presença de vários especialistas. Terapêutico de Machico e Garajau, “após uma reflexão sobre a primeira edição do simpósio, quer por parte da organização, quer por parte dos oradores, ficou clara a necessidade de abordar, nesta segunda edição, a importância de uma intervenção precoce, quer ao nível da qualidade alimentar das crianças, quer ao nível da prática da atividade física”. Assim sendo, em parceria com a Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar Engenheiro Luís Santos Costa, “desenvolvemos um projeto, orientado por uma fisioterapeuta e por uma nutricionista, junto dos alunos do 4.º ano, com o objetivo de sensibilizar para a problemática da obesidade infantil, reeducar hábitos alimentares e fomentar a prática da atividade física”, acrescentou Maurílio Gouveia. Os presentes neste 2.º simpósio terão, ainda, a oportunidade de conhecer um outro estudo, feito noutra escola do concelho de Machico, sobre a prevenção da Obesidade, levado a cabo pela Dr.ª Carla Fernandes, investigadora e educadora para a saúde.

 

À semelhança da edição anterior, este II Simpósio de Medicina Desportiva reúne conceituados oradores das áreas da saúde e do desporto.

 

José Carlos Noronha, médico da Seleção Nacional de Futebol, marcará, uma vez mais, presença neste evento. O conceituado ortopedista, especialista em lesões ligamentares do joelho irá, desta feita, falar sobre a rotura de ligamento cruzado na criança e no adolescente.

 

Também o Professor Doutor José Neto, um dos maiores especialistas portugueses nas áreas da metodologia do treino e da psicologia desportiva, voltará a estar presente neste evento, com o tema “A Importância do Exercício e da Atividade Física na Promoção da Saúde”.

 

O Professor Doutor Sandro Freitas, investigador do Benfica Lab, irá falar sobre um tema muito importante, especialmente em alto rendimento, que são as “Roturas Musculares dos Hamstring”.

 

Este simpósio contará ainda com a presença de outros ilustres convidados, tais como o Dr. Horácio Sousa, especialista em ortopedia

 

e traumatologia, que falará sobre as lesões na traumatologia desportiva, o Dr. João Bosco, médico dentista, que irá apresentar a relação entre a medicina dentária e o sucesso desportivo, e a Dr.ª Raquel Andrade, médica interna de MGF que irá falar sobre overtraining e a importância de saber quando parar. Esta lista de oradores fica completa com a Dr.ª Sofia Freitas e o Dr. Hugo Araújo, fisioterapeutas, que irão falar das suas abordagens enquanto profissionais com um papel essencial, quer ao nível da prevenção das lesões desportivas, quer ao nível da recuperação das mesmas.

 

Este evento, que aguarda validação da DRE, destina-se essencialmente a profissionais de saúde e de educação física, atletas, dirigentes desportivos, treinadores, preparadores físicos, docentes e estudantes das áreas da saúde e do desporto.

 

As inscrições ainda estão a decorrer e podem ser feitas através de um formulário disponível online no site da Câmara Municipal de Machico e na página de facebook do Centro Terapêutico de Machico e Garajau, assim como no Fórum Machico.

 

 Este evento tem um cariz solidário, pelo que o valor das inscrições irá reverter para o Centro de Acolhimento Temporário “Aconchego”, em Machico. 

 

Décio Ferreira

 

In “Jornal da Madeira”