Pedro Ramos garante implementação até ao final deste mês

 

Até ao final deste mês, a Secretaria Regional da Saúde espera ver implementado no terreno o Plano de Saúde Mental.

 

Esta vontade foi expressa ontem de manhã por Pedro Ramos, após a visita às instalações do Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, em São Roque.

 

Embora já esteja a ser preparado desde janeiro deste ano, o secretário regional esclareceu que este plano só entrará em funcionamento quando “todas as condições estiverem reunidas”, revelando que nos últimos tempos tem havido reuniões com os seus responsáveis de modo a que o mesmo esteja em breve a funcionar.

 

De acordo com o governante, este plano não vai envolver apenas os cuidados primários de saúde, mas também os médicos de saúde geral e familiar, os enfermeiros de saúde mental e as equipas de englobam outros profissionais, como os psicólogos e os pedopsiquiatras.

 

De salientar que, com esta visita, Pedro Ramos terminou ontem o périplo às três casas que apoiam na Região os doentes com problemas mentais (Casa de Saúde São João de Deus e Casa de Saúde Câmara Pestana foram as outras duas instituições visitadas).

 

Estas visitas, segundo o secretário regional, vão permitir assegurar o acompanhamento da evolução do preço da diária nestas casas de saúde que, no seu total, dispõem de 750 camas para doentes com patologias do foro mental.

 

Lúcia M. Silva

 

In “Jornal da Madeira”