Será lançada a 29 de maio, conforme anunciou o secretário regional da Saúde
O Governo Regional quer alterar hábitos na população madeirense para prevenir a obesidade. O secretário regional da Saúde anunciou ontem que a 29 de maio será lançada a Estratégia Regional da Alimentação Saudável e Segura.
Pedro Ramos falava na abertura da conferência “Prevenção da Obesidade no Trabalho”, a qual decorreu na biblioteca do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Numa nova ambição para a saúde pública dos madeirenses, a Secretaria da tutela, convicta de que as bases da saúde e do bem estar encontram-se, maioritariamente, fora da área da Saúde, apelou à intervenção intersectorial para a criação de ambientes saudáveis.
Na véspera do Dia Nacional e Europeu de Luta Contra a Obesidade (que hoje se assinala), o governante lembrou que a cultura da abundância e do sedentarismo provocou comportamentos inadequados que fizeram crescer os fatores de risco desencadeantes de patologias que hoje são designadas por “doenças civilizacionais”. Estas são a principal causa de mortalidade em todo o mundo e a segunda causa de morte possível de prevenir, logo a seguir Seminário teve lugar na Escola Agrícola da Madeira. ao tabagismo.
A coordenadora da Unidade de Nutrição do Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) adiantou que um estudo realizado recentemente dá conta de que 58,2% da população madeirense tem excesso de peso e que 33% da mesma população pratica exercício físico.
In “Jornal da Madeira”