SESARAM promoveu numa formação teórico-prática aos seus especialistas

 

O SESARAM realizou uma ação no sentido de conhecer melhor o glaucoma e dominar a técnica da ecografia.

 

O Serviço Regional de Saúde “chamou” à Madeira “experts” na área do glaucoma para, em conjunto com os seus especialistas, debaterem a temática. O glaucoma é uma patologia crónica que afeta o nervo óptico e provoca alterações no campo visual que podem levar à perda total de visão e que se vai fazendo sentir de forma progressiva e irreversível, com os dados regionais a apontarem para uma maior incidência em mulheres Serviço de Oftalmologia organizou formação na área do Glaucoma e Ecografia. na faixa dos 60 anos.

 

Desta forma, e ciente da complexidade da patologia e importância do diagnóstico cada vez mais precoce, o Serviço de Oftalmologia do SESARAM reuniu, sábado, os seus médicos oftalmologistas e técnicos de optometria numa formação teórico-prática para melhor conhecer o glaucoma e dominar a técnica da ecografia, como meio complementar do diagnóstico. Para tal, este serviço contou com a experiência da médica oftalmologista do Hospital de Santa Maria e docente na Faculdade de Medicina de Lisboa, Filomena Pinto e do médico Mário Cruz do Centro Hospitalar de Viseu.

 

Refira-se que são cada vez mais os doentes com glaucoma na Região Autónoma da Madeira, sendo que só no ano passado, foram, contabilizadas 5065 consultas médicas na área do glaucoma, realizadas por três médicos oftalmologistas do serviço. Sendo Está concluía da campanha referente a 2016/17. uma doença crónica, estes doentes necessitam de ser seguidos na consulta médica com alguma regularidade. Assim, a Madeira são acompanhados na consulta do Serviço de Oftalmologia do Hospital Central do Funchal, dirigido pela médica oftalmologista, Sandra Moniz, e só em situações pontuais, em que esteja associada patologia rara, é que são encaminhados para centros de referência do país na área da oftalmologia.

 

In “Jornal da Madeira”