Dados sobre resultados serão apresentados na próxima quarta-feira
A Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo refere que doença aumentou nos jovens.
Cerca de 50 serviços de dermatologia vão participar este ano no rastreio gratuito que decorre no âmbito do Dia do Euromelanoma e que em 2015 detetou mais de 70 suspeitas de cancro de pele.
O rastreio é uma das iniciativas da campanha que decorrerá no dia 17 em todo o País e que será apresentada na próxima quarta-feira. Na altura serão divulgados pela Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo (APCC) os dados mais recentes e os resultados do rastreio feito nos Açores, onde a taxa de incidência de cancros de pele é das mais elevadas do país.
Serão igualmente divulgados dados relativos à incidência dos cancros de pele nos adolescentes, valores que tendem a aumentar nos próximos anos.
«Apesar da sensibilidade e nível de conhecimento da população para os cuidados a ter com os exageros de exposição ao sol continuamos a assistir a um aumento progressivo do número de cancros da pele, não só de melanomas, mas também dos cancros da pele não melanoma, em particular dos carcinomas basocelulares, carcinomas espinocelulares e seus precursores, as queratoses actínicas, inclusive em idades mais jovens», escreve a APCC
Lusa/Petra Teixeira
In “Jornal da Madeira”