O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais (IASAÚDE), através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências e a Direção Regional de Juventude Desporto, desenvolvem, em sinergia com vários parceiros da comunidade, um programa de formação para técnicos de várias associações, centros comunitários e outras instituições, que tem como objetivo central prepará-los para a prevenção dos comportamentos de risco nos jovens.
Estas ações decorrerão no Centro de Juventude do Funchal, entre as 9h30 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 16h00.
Esta intervenção integra a prevenção do consumo de substâncias psicoativas, da violência no namoro, dos comportamentos de risco no âmbito da sexualidade, do HIV/SIDA e do Bullying. Envolve também o conhecimento dos programas juvenis (locais e europeus) existentes, o associativismo juvenil e as estruturas de apoio/resposta às necessidades de ocupação dos tempos livres dos jovens.
Contempla ainda, uma área fulcral que diz respeito à motivação dos jovens para o seu “projeto” de vida, tendo como foco o potencial dos jovens, fortalecendo o que têm de melhor e favorecendo escolhas positivas e saudáveis para si próprios e na relação com o mundo que os rodeia.
Este programa teve início em Maio de 2014, com a realização de formação aos 43 técnicos envolvidos, e posteriormente, com o desenvolvimento de um conjunto de intervenções lúdico preventivas com os jovens, organizadas e implementadas pelas entidades parceiras, que envolve um trabalho de partilha e concertação entre os diferentes intervenientes. Estas atividades são ainda enriquecidas com a dinamização de sessões de prevenção do manual de apoio ao técnico, dirigidas aos grupos de jovens.
Iniciou-se esta semana um novo ciclo formativo para técnicos, com o Workshop “Delinquência Juvenil” dinamizado pela Direção Regional de Reinserção e Serviços Prisionais.
Segue-se, no dia 24 de Maio, o Workshop “Psicopatologia – como é que o técnico deve agir?”, e posteriormente em Outubro, o Workshop “Parentalidade Consciente” e o Workshop “Dinamização de grupos”.
In “Funchal Notícias”