Em cerca de dois meses, o Serviço Regional de Saúde conseguiu reduzir aproximadamente 95% das suas receitas em papel.
O anúncio foi feito há pouco pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que pretende continuar a apostar na «desmaterialização da Administração Pública».
O objetivo, sublinhou, é fazer com que «o papel circule cada vez menos, garantindo um serviço moderno, célere e eficaz aos cidadãos».
«Nesse aspeto, acho que as coisas estão a correr muito bem e, só para terem noção, relativamente à desmaterialização das receitas na Madeira, já estamos a atingir 95% em dois meses», o que significa que «a receita em papel desapareceu praticamente do Serviço Regional de Saúde e que tudo o que é relativo à medicina e às prescrições médicas, neste momento, são receitas desmaterializadas que têm grandes vantagens para o utente», enalteceu o chefe do executivo, que hoje inaugurou um novo espaço na Loja do Cidadão - o “Espaço Cidadão” -, que permite oferecer assistência digital.
Este serviço, mediado por pessoal especializado, permite apoiar os cidadãos que têm dificuldade em aceder ao computador e que pretendam, por exemplo, efetuar um pedido de certidão, alterar a morada no Cartão de Cidadão, entre outros.
«O que interessa hoje ao público em geral, é o que os seus assuntos sejam o mais rapidamente resolvidos, de uma forma prática e efetiva», reconheceu Miguel Albuquerque, avançando que este balcão de serviço digital arranca, neste momento, só com um atendimento mas poderá vir a ser alargado, passando para um segundo computador.
Regina Pestana, responsável pelo “Espaço Cidadão”, explicou que o objetivo deste novo serviço é criar uma alternativa de atendimento ao cidadão que, «em vez de ficar na fila à espera da sua vez, poderá fazê-lo aqui em trinta segundos».
O serviço, pioneiro nas ilhas, resulta de uma colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e, apesar de entrar agora em parcial funcionamento, ficará 100% operacional no final deste mês.
Susy Lobato
Fonte: Jornal da Madeira