Pedro Ramos prometeu apresentar uma Carta de Equipamentos de Saúde, com a relação de toda a capacidade e oferta na Região, no sector público e privado, até ao final do ano. O anúncio foi feito, esta manhã, na sessão de abertura da I Jornadas do Madeira Medical Center que decorrem, até amanhã, no Hotel Porto Mare, no Funchal.

 

“Acabar com algumas suspeições que continuam a existir na Região Autónoma da Madeira”, é um dos objectivos do documento que o secretário regional da Saúde considera importante para gerir a oferta, no sector público e privado.

 

“A criação de uma carta de equipamentos já vem do meu antecessor, o dr. Faria Nunes e vai permitir fazer um inventário da capacidade instalada na RAM, as instituições públicas, as instituições privadas, as IPSS, todas aquelas que, directa ou indirectamente prestam cuidados de saúde à população”, justifica.

 

A carta de equipamentos, segundo Pedro Ramos, vai “permitir gerir melhor, decidir melhor e termos a saúde com uma gestão adequada, menos onerosa, mas sempre com segurança e qualidade”.

 

Questionado sobre se esta carta não deveria estar pronta há mais tempo, o secretário regional da Saúde considera importante que não se elabore uma carta “só por criar” porque, “se não for coerente, feita em curto espaço de tempo”, não será um instrumento útil.

 

“Saber o que temos no sistema público e no sistema privado, para podermos saber que tipo de contratualizações poderá ser necessário e onde devem ser efectuadas”, é o objectivo do documento.

 

As jornadas do MMC têm vários painéis, dedicados a pneumonia, doenças auto-imunes, oncologia, imagiologia, ortopedia e outras especialidades médicas.

 

De destacar a a presença de Sobrinho Simões, considerado um dos maiores patologistas mundiais que profere uma conferência, esta tarde, sobre ‘Cancro presente e futuro’.

 

As jornadas coindicem com as comemorações do 10º aniversário o MMC.

 

Fonte: Diário de Notícias