Departamento para a especialidade deverá surgir em breve no SESARAM
Diretor da especialidade no SESARAM diz que sobrevivência ao cancro ascende, atualmente, os 50%.
O secretário regional da Saúde afirmou, ontem, que o serviço de hematooncologia está «numa fase de renovação» e que, em breve, deverá surgir um «departamento de oncologia no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM)».
Pedro Ramos, que falava à margem de uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que decorreu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, aproveitou para enaltecer o papel do voluntariado e do Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destacando o acompanhamento que é feito aos doentes e às respetivas famílias. Já o presidente do Núcleo, Ricardo Sousa, aproveitou para anunciar uma nova equipa que está a ser constituída para os «vencedores» da doença oncológica que, «muitas vezes, têm dificuldade em voltar ao seu local de trabalho e ao ativo».
Apesar do número crescente de casos de cancro, a cura da doença também está a aumentar. Isso mesmo fez questão de sublinhar o diretor do serviço de hemato-oncologia do SESARAM, Fernando Aveiro, que referiu-se à doença como «uma luta que está a ser ganha». «Nos anos setenta tínhamos uma sobrevivência ao cancro de 25% e, atualmente, estamos acima dos 50%», mencionou, acrescentando, ainda assim, que na Madeira surgem cerca de mil novos casos por ano. JM
Fonte: Jornal da Madeira