Por causa do aumento dos preços verificados a partir de hoje Cessação tabágica deverá aumentar

 

Ermelinda Alves diz que é natural que mais pessoas tentem deixar de fumar

 

O número de pessoas para consulta com o objetivo de deixar de fumar deverá aumentar nos próximos tempos, tal como aconteceu na última vez que os maços de tabaco aumentaram de preço. Esta foi a ideia deixada ao JM pela responsável pela Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus.

 

A partir de hoje, os consumidores de tabaco levam um escaldão na conta por cada maço, sendo que o mesmo está 18% mais caro do que em 2011. Ermelinda Alves elogia esta medida. «Não é que vão todos deixar de fumar. Mas um facto é que nos últimos aumentos, muitos procuraram a nossa consulta devido ao facto de já não conseguirem suportar as subidas de preços verificadas no tabaco», referiu, ontem, aquela médica, que admitiu, embora sem apresentar um número concreto, que o consumo de tabaco está a diminuir, como «é desejável».

 

Para Ermelinda Alves, todas as campanhas que estão a ser feitas no sentido de alertar as pessoas para os perigos do tabaco estão a surtir efeito. A responsável pela Consulta de Cessação Tabágica diz-nos que até as imagens colocadas nos maços de tabaco, muito criticadas, estão a deixar marcas naqueles que fumam, incentivando à libertação do vício.

 

Cada maço de tabaco vai custar mais 10 cêntimos, sendo que é possível que haja ainda em stock embalagens ao preço antigo, pelo que o efeito poderá não ser sentido por todos os consumidores ao mesmo tempo.

 

No ano passado, apesar dos agravamentos do preço e das novas campanhas com imagens chocantes nos maços, o consumo aumentou, em Portugal, quase 14% em relação a 2015. O Estado encaixou 1.515 milhões de euro

 

Carla Ribeiro

 

Fonte: Jornal da Madeira