A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais referiu ontem, no âmbito de um Curso Básico de Vida, no Complexo Desportivo do Marítimo, em Santo António, que a Região já tem 70 desfibriladores, dos quais 43 no Serviço Regional de Proteção Civil, onde se incluem as corporações de bombeiros do Arquipélago. O Clube Sport Marítimo adquiriu recentemente 5 desfibriladores para as suas instalações desportivas.
Rubina Leal adiantou que mais de 1.700 pessoas já receberam formação em suporte básico de vida no âmbito do Plano Regional de Desfibrilação Automática Externa. Destacando Clube Sport Marítimo e IPTL adquiriram cinco ser «obrigatório ter desfibriladores nos recintos desportivos”, adiantou que a «preocupação é chegar a todos», pelo que considerou ser «importante certificara população e dar competências nas manobras à volta desta área».
Por seu lado, o presidente do CSM, Carlos Pereira, destacou serem os desfibriladores «um suporte para a vida fundamental nas instituições, face ao número de atletas e o número de circulação de pessoas no Complexo, no Estádio e no IPTL – Escola de Formação». O curso é ministrado pelo Dr. António Brasão (EMIR) e abrange 30 elementos das duas instituições (CSM +IPT).
Fonte: Jornal da Madeira