O trabalho é o local onde passamos a maior parte da nossa vida. Contudo, encontrar locais de trabalho saudáveis não é fácil. Neste sentido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses estabeleceu o prémio Healthy Workplaces Award, premiando as organizações que possibilitam locais de trabalho saudáveis, e que contribuam para a gestão do stresse, ansiedade e depressão dos trabalhadores.
Este prémio insere-se numa campanha europeia de preocupação com o aumento exponencial das perturbações mentais nas organizações. As consequências económicas, psicológicas e sociais destas perturbações são preocupantes. Segundo a OMS, 33% da população mundial sofre de ansiedade e a depressão já é a doença mais incapacitante: em 2030, previa-se atingir 9,8%, mas este número já foi antecipado em 2010.
Líderes, empregadores, trabalhadores, políticos devem promover ambientes de trabalho saudáveis, pois a perda económica no desempenho de trabalhadores com problemas de saúde mental, principalmente a depressão, é enorme.
Num clima organizacional saudável, os trabalhadores sentem-se bem uns com os outros, os relacionamentos são mais honestos e não existem julgamentos sem factos. Não há hipótese de haver culpados sem se analisarem os factos. Não interessa quem está correto ou não, mas sim pensar na melhor maneira de compreender as pessoas envolvidas e as suas verdadeiras intenções. O objetivo é o bem da organização, enquanto conjunto interligado de pessoas.
O respeito pelas pessoas voluntariosas e pelas pessoas que dizem o que pensam, fundamentadamente e com argumentos válidos e construtivos, para o bem comum, são valores a enaltecer. O objetivo é fazer “certo” porque cada um quer fazer o seu melhor, tornando-se a excelência num desafio próprio. Cria-se, assim, uma cultura organizacional produtiva, inspiradora e criativa. Mesmo que não se goste da função, o ambiente de trabalho é tão prazeroso que a relação com essa tarefa se torna também prazerosa. Voltam a casa satisfeitos, tornam as famílias felizes, tratam melhor os colegas e os clientes.
Os melhores líderes são, de facto, os que valorizam as suas equipas e dão a todos as mesmas oportunidades de carreira, tendo em conta as diferenças individuais e as potencialidades de cada um. Um clima de medo pode desencadear desânimo e frustração que, sistematicamente praticado pode levar à depressão. É necessário um enorme suporte e equilíbrio emocional para não se deixar abater por ambientes de trabalho hostis, em que a ameaça prevalece sobre o reconhecimento. Por outro lado, é igualmente hostil quando os bons funcionários são renegados e os menos bons são elogiados. Esta situação, apesar de muito frequente, não tem sido devidamente encarada pelas organizações e está na base de sentimentos de desânimo, ansiedade e, por vezes, de depressão.
Nem sempre é o conteúdo funcional que gera mal-estar, mas sim a má gestão das relações interpessoais. É necessário dar voz às diferentes versões dos problemas e ser imparcial na resolução dos mesmos. Um local de trabalho saudável depende, acima de tudo, das pessoas: as pessoas fazem o ambiente e o ambiente faz as pessoas e tudo isto começa com cada um de nós.
Margarida Pocinho -Professora
Fonte: Jornal da Madeira