O trabalho deve promover a saúde física e mental do indivíduo e proporcionar-lhe um sentimento de inclusão social, estatuto e identidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é “o estado de bem-estar que permite aos indivíduos desenvolver todas as suas potencialidades, enfrentar as normais tensões da vida, trabalhar produtivamente e desempenhar um papel positivo na sociedade em que estão inseridos”.

 

O investimento no bem-estar dos trabalhadores acarreta vantagens para as entidades empregadoras, nomeadamente, na redução do absentismo e da rotatividade, no crescimento dos níveis de desempenho profissional, no aumento da motivação e da produtividade, e na melhoria da imagem das empresas.

A promoção da saúde mental no local de trabalho, para ser eficaz, visa prevenir riscos psicossociais que potenciem a ansiedade, depressão, stress e Burnout, Bullying, assédio sexual e moral, e consumo de álcool e drogas.

A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho desenvolve campanhas com o intuito de tornar os locais de trabalho, mais seguros, mais saudáveis e produtivos.

O mote escolhido para a Campanha 2016/2017 foi “Locais de trabalho saudáveis para todas as idades”, e pretende promover o trabalho sustentável e o envelhecimento saudável, alertar para a importância da prevenção ao longo de toda a vida ativa e da adaptação do trabalho às competências individuais.

A Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, está consciente das potencialidades de intervir no meio laboral ao nível da prevenção do consumo de substâncias psicoativas, e implementa desde 2012 a Campanha de âmbito regional “Uma Pausa para a prevenção - Locais de trabalho promotores de saúde!”. Esta Campanha visa sensibilizar, educar e informar sob os riscos e malefícios do consumo de substâncias psicoativas, potenciar competências pessoais e sociais, desmistificar mitos e crenças associadas ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas, atingindo todos os colaboradores e dirigentes das empresas nas quais intervimos.

Desde o início da implementação desta Campanha já foram abrangidos, até à data, cerca de 4000 trabalhadores na Região Autónoma da Madeira, integrados em entidades públicas e privadas, de diferentes sectores de actividade.

Estas Campanhas são modelos de boas práticas ao nível da prevenção de riscos psicossociais. Um bom ambiente psicossocial, proporciona melhor qualidade de vida aos trabalhadores e tornam o ambiente de trabalho mais agradável, positivo e livre de drogas. Não há dúvida de que pessoas saudáveis, satisfeitas e felizes produzem mais e melhor!

 

Mónica Melim

 

Fonte:Jornal da Madeira