Primeiros a ter pós-graduação em Enfermagem de Emergência e Pré-Hospitalar criada de «raiz»

O curso criado pela delegação da Madeira da Cruz Vermelha passará a ser uma exigência para os enfermeiros que entrarem.

 

Dez profissionais do Corpo de Enfermagem da delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) receberam ontem os seus certificados depois de concluírem «com sucesso» o primeiro curso de pós-graduação em Enfermagem de Emergência e Pré-Hospitalar, um curso inédito em Portugal.

São os primeiros - e únicos, até ao momento - a ter esta pós-graduação no País, que é concebida «de raiz» pela delegação da Madeira da CVP, mais precisamente pelos enfermeiros Elda Martins e Juan Francisco, em parceria coma Escola Superior de Enfermagem da CVP de Oliveira de Azeméis.

«Foi a primeira formação que se realizou ao nível nacional, e teríamos muito gosto que outras delegações pudessem agarrar este conceito, o de criar um corpo de enfermagem», disse a professora Fernanda Príncipe, lembrando que o único Corpo que existe atualmente em Portugal é o da Madeira. O curso teve a duração de um ano e estendeu-se a todos os enfermeiros que entraram para a CVP no ano passado.

Para os que, entretanto, decidirem regressar à “casa”, assim como para todos os que, daqui em diante, entrarem para a instituição, realizar esta pós-graduação será uma «exigência», realçou, por sua vez, Elda Martins – para quem alargar o curso a profissionais do exterior é uma «possibilidade».

De acordo com a enfermeira, esta mesma formação é composta por 76 horas de teórico-prática e mais 210 horas a bordo das ambulâncias de socorro - muito mais do que o curso anterior permitia, onde se inclui ainda a concretização de um projeto e de um relatório final.

Tânia Nascimento

  

Fonte: Jornal da Madeira