A eliminação dos criadouros domésticos e peri-domésticos são, neste momento, a melhor forma de diminuir a densidade do mosquito para níveis de segurança e para a prevenção de novos surtos de doenças provocadas pelo vetor Aedes aegypti. Sabe-se que este mosquito coabita com o Homem uma vez que precisa do sangue para proceder à maturação dos ovos, por isso, estes ambientes são o seu habitat preferencial. Os principais criadouros estão identificados e dependerá de cada indivíduo garantir a eficácia da diminuição da atividade do mosquito.
Se reside num condomínio:
Se reside numa moradia:
Para uma correta e eficiente eliminação dos criadouros, importa:
Se identificar, na sua área de residência, alguma situação de presença de criadouros em áreas públicas ou de entulho de material, poderá contactar o IASAÚDE, IP-RAM através do sítio “NÃO MOSQUITO” (http://iasaude.sras.gov-madeira.pt/naomosquito/).
A forma mais eficaz para reduzir a densidade de mosquitos e prevenir as suas picadas dentro de casa, é através da colocação de redes mosquiteiras em janelas e portas de modo a impedir a passagem do mosquito para o interior da habitação. Se tiver muitas janelas, opte por colocar rede nas janelas que usa com mais frequência ou na que deixa aberta para fazer circular o ar em casa.
Pode ainda usar redes mosquiteiras em camas ou berços, bem como em cadeiras de recém-nascidos e crianças, de modo a garantir proteção nos momentos de repouso. Essas redes deverão ter as seguintes características: