O Programa “+Visão Crianças e Jovens” está “a contribuir para uma visão mais saudável” há 2 anos. Implementado a 24 de fevereiro de 2022 pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM), este Programa já permitiu que 2.375 crianças e jovens usufruíssem deste apoio para a aquisição de óculos graduados, assim como indicam os dados apresentados até dezembro de 2023 por este Instituto.

 

 

Tempo de leitura 04min45seg

 

 

O “+Visão Crianças e Jovens” surge como reforço no apoio às famílias da Região, com o objetivo de reduzir as despesas em pagamentos diretos em saúde, regulando e alargando os benefícios adicionais neste setor. O apoio concedido às famílias traduz-se em mais de 356 mil euros desde a sua implementação.

 

“A visão é determinante para o desenvolvimento físico e social, e decisiva no processo de aprendizagem dos mais novos, assim como para o seu desenvolvimento global. Pelo que a intervenção atempada no cuidado visual das crianças e dos jovens contribui para a prevenção e consequente desenvolvimento das condições clínicas inerentes, ao mesmo tempo que fomenta a promoção da saúde”, adiantou o Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas. “Esta medida foi criada pelo Governo Regional para garantir uma resposta para as famílias residentes na Madeira e no Porto Santo, nomeadamente com o objetivo de cuidar da visão das crianças e jovens com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos e desta forma auxiliá-los no seu futuro”, esclareceu o dirigente.

 

 

 

O Programa "+Visão Crianças e Jovens" foi implementado em fevereiro de 2022, pelo Governo Regional,

através do IASAÚDE, IP-RAM

 

A comparticipação imediata de 150€ no ato da compra “foi uma ótima ajuda porque facilitou imenso o pagamento de um bem essencial, como são os óculos do meu filho, pois as lentes são caríssimas”, adiantou Débora Livramento, mãe de um jovem beneficiário com 7 anos, residente no concelho do Funchal.

 

O ano de 2023 registou 1.289 beneficiários, mais 16% em relação ao número contabilizado em 2022. Relativamente à faixa etária, os números indicam que há mais crianças e jovens a beneficiar deste apoio com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos.

 

 

Entre 2022 e 2023, houve um crescimento de 16% do número de beneficiários

 

Sofia Teixeira, mãe de jovem beneficiário com 14 anos, teve conhecimento do Programa “+Visão Crianças e Jovens” através das redes sociais do IASAÚDE, IP-RAM. “Foi uma ajuda muito grande no orçamento da minha família. O processo para obter o apoio é muito fácil e a comparticipação dos 150€ é efetuada imediatamente na ótica, o que é ótimo!”, adiantou a utente residente no concelho do Funchal.

 

Segundo os dados registados pelo IASAÚDE, IP-RAM, nota-se que, relativamente a 2023, existe maior prevalência do registo de beneficiários no concelho do Funchal (40%), seguido pelos concelhos de Santa Cruz (20%) e Câmara de Lobos (14%), tendência também verificada em 2022.

 

André Perneta, utente residente no concelho do Funchal, é pai de duas meninas, com 5 e 8 anos, e assume que “a maior vantagem deste Programa é de facto da comparticipação ser imediata. Além disso, o processo na loja é bastante rápido. A comparticipação traz uma grande satisfação ao utente no ato do pagamento”.

 

Relativamente às óticas, o dirigente do IASAÚDE, IP-RAM esclarece que “as relações de parceria com estas entidades, estendidas pela Região, contribuem para a melhoria do Sistema Regional de Saúde e, consequentemente, para a saúde e bem-estar dos madeirenses e porto-santenses”, reforçou o Presidente do IASAÚDE, IP-RAM. “Além disso, a rede de óticas aderentes distribuída por toda a RAM, possibilita o acesso amplo e alargado da população a este apoio”.  

 

Além dos utentes do SRS-Madeira, uma das mais valias do Programa “+Visão Crianças e Jovens” é a possibilidade dos beneficiários dos subsistemas de saúde (ADSE, SAD-PSP, SAD-GNR, ADM) poderem igualmente usufruir deste apoio. Podemos constatar que cerca de 71% são maioritariamente utentes do SRS-Madeira, seguindo-se os beneficiários do ADSE (26%) e os restantes pertencem a outros sistemas de saúde (3%).

 

+Visão Crianças e Jovens destina-se a crianças e jovens entre os 0 e os 14 anos 

(visualize o vídeo dos dois anos do Programa aqui)

 

Para beneficiar do Programa “+Visão Crianças e Jovens”, é necessário apresentar no ato da compra a prescrição de médico oftalmologista, o cartão de cidadão da criança ou jovem que irá beneficiar do apoio e o documento emitido pelo Centro de Saúde onde o mesmo se encontra inscrito, numa das 10 óticas aderentes. Consulte a lista disponível e outras informações em www.iasaude.pt ou através das redes sociais do IASAÚDE.