Já está a decorrer o processo de escolhas da especialidade do Internato Médico na RAM nas instalações do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM).  Este ano, na Região, foram alocadas 56 vagas ao Serviço Regional de Saúde, mais quatro do que no ano transato. 

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina, e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

 

Relativamente às vagas solicitadas ao Ministério da Saúde, assumem especial relevância as áreas de Oftalmologia, de Anatomia Patológica, de Cirurgia Vascular e de Doenças Infeciosas – que há alguns anos que não eram atribuídas à Região –, bem como as áreas de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna que tiveram mais vagas atribuídas do que aquelas que foram solicitadas.

 

“O aumento do número de vagas para o internamento médico em 2024 vem responder às necessidades presentes e futuras do Sistema Regional de Saúde. O objetivo é, de facto, garantir que o SRS conte com um número de médicos adequado para responder com mais qualidade e proximidade às carências das pessoas”, indica o Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, Bruno Freitas.

 

É nas instalações do IASAÚDE, IP-RAM que os jovens médicos podem observar em tempo real o número de vagas para o ingresso na formação geral do internato médico em 2024, através de um mapa de vagas disponibilizado pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS). Posteriormente, mediante as vagas existentes, os profissionais escolhem a área pretendida.

 

Gabriel Santos, natural do Funchal, mostrou-se orgulhoso da especialidade que escolheu e um grande desejo de voltar a casa. “Optei por Oftalmologia, no Hospital Central do Funchal. É uma área com uma patologia muito diversa e com muitas técnicas que me levaram a escolher esta especialidade. Anteriormente tinha considerado outros sítios, mas nesta fase da vida tinha vontade de voltar à minha terra”. 

 

O processo de escolhas da área de especialização decorre até ao próximo dia 25 de novembro, tendo a formação início a 1 de janeiro de 2024.