Completa-se este mês, dois anos que foi concluída a descentralização do serviço de reembolsos, medida implementada pelo Governo Regional, através do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM).

Os utentes revelam-se satisfeitos com esta medida, destacando a proximidade, celeridade e qualidade no atendimento, conforme afirma João da Fonte, utente residente no concelho de Santa Cruz, “foi muito bom fazerem isto, para quem já não pode ir ao Funchal todos os dias é o melhor. Desde que começou a haver reembolsos em Santa Cruz venho sempre cá, é menos confuso para mim e é um instante para ser atendido.”

Esta descentralização permite, segundo Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM, “oferecer um contacto mais próximo, indo ao encontro das necessidades dos utentes e proporcionando um serviço mais célere e com reforço da qualidade.”

Desde a abertura do primeiro posto de reembolsos, no concelho da Ribeira Brava, já foram realizados cerca de 20 mil atendimentos, a utentes do Serviço Regional de Saúde e de outros subsistemas de saúde, através dos balcões de reembolsos instalados fora do concelho do Funchal. Os números indicam que, semanalmente, são efetuados, em média, 190 atendimentos. Os municípios de Machico e Ribeira Brava apresentam a maior percentagem de atendimentos (18%), seguidos de Câmara de Lobos e Santa Cruz (ambos com 14%), Santana e Ponta do Sol (10%), Calheta (9%), São Vicente (5%) e Porto Moniz com (2%).