No primeiro semestre de 2023, o Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE, IP-RAM) realizou mais de 2.100 atendimentos, no âmbito do Balcão do Prestador, serviço disponível no edifício sede deste Instituto. O valor reflete uma média de 352 atendimentos por mês.

 

Relativamente à via de atendimento/contacto preferencial, o correio eletrónico detém o valor mais alto, 41,7% do total, seguindo-se o atendimento via contacto telefónico (38%) e presencial (20,3%).

Através deste serviço, as entidades com acordo de facturação, cooperação, convenções e prestadores aderentes aos programas de saúde beneficiam de um atendimento personalizado no esclarecimento sobre os respetivos acordos, tabelas de reembolsos, regras e procedimentos dos diversos programas.

“O Balcão do Prestador permite-nos promover e consolidar as relações de parceria público-privada existentes entre este Instituto e as diferentes entidades e, ao mesmo tempo, estreitar estas relações, em prol da melhoria contínua do serviço e da oferta assistencial que garanta o bem-estar do utente.”, afirma Bruno Freitas, Presidente do IASAÚDE, IP-RAM. “Paralelamente, desde novembro de 2021, têm sido estabelecidos contactos junto dos diferentes prestadores, através da realização de encontros e visitas às respetivas instalações, que contribuem para o fortalecimento das relações institucionais”, acrescenta.

Atualmente, o IASAÚDE, IP-RAM assegura relações de parceria público-privadas com mais de 400 prestadores do Sistema Regional de Saúde, conforme já avançado anteriormente.