Num arquipélago em que 16% da população tem mais de 65 anos, os episódios relacionados com queda são da ordem dos 10%.

 

Destes, 6% implicam internamento com custos por paciente da ordem dos 4100 euros.

 “O envelhecimento torna mais frequente os episódios de queda, 10% dos episódios na Região são devido a quedas dos quais 6% podem levar a internamento”, afirmou esta ontem o secretário regional da Saúde, acrescentando que “cada episódio de queda com dano custa ao erário publico 2900 euros e, ao nível hospitalar, 4100 euros”.

 

Pedro Ramos apresentou, ontem, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, o Programa Regional de Prevenção de Quedas em Idosos.

 

Segundo o governante o plano pensado para o período entre 2011 e 2016 foi estendido até 2020.

 

“Tudo isto começou há dez anos. Em 2007, havia já um plano de prevenção de quedas nas unidades de saúde. Achamos que em 2017 tinha de ser expandido à comunidade porque queríamos ir a um encontro de um plano nacional de segurança dos doentes que foi implementado em 2015-2020 uma das recomendações era a prevenção de quadas muito frequentes nos idosos”, explicou.

 

Foi então criada, recordou o secretário regional, uma comissão regional e uma equipa para intervir unidades de saúde e comunidade, com visitas a cerca de 90 idosos, nascendo posteriormente um programa de formação para os profissionais de saúde que despoletou várias campanhas de sensibilização. “Agora estamos em condições de apresentar um processo assistencial integrado, o PAI, com contributo de todos os profissionais”, concluiu Pedro Ramos.

 

Patricia Gaspar

 

 

 

In “Jornal da Madeira”