Ponta do Sol foi o concelho escolhido pelo SESARAM para a abertura da primeira Unidade de Saúde Familiar, que abrange cerca de cinco mil utentes.

As três freguesias da Ponta do Sol possuem um centro de saúde, que disponibilizam aos utentes do concelho serviços vários como de medicina familiar, saúde infantil, juvenil, escolar, do adulto e do idoso, saúde materna, revisão de puerpério, consultas de enfermagem, vacinação, nutrição, psicologia, alcoologia, entre outros.

A par disso, uma mais-valia neste concelho foi a abertura, por parte do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, da primeira unidade de saúde familiar na ilha.

Esta valência entrou em funcionamento em setembro de 2017, abrangendo 5 mil utentes sem implicar o encerramento do centro de saúde da Madalena do Mar.

O Governo Regional explicou a abertura desta unidade, aquando a sua inauguração, com a vontade de um grupo de médicos, enfermeiros e administrativos em estabelecer uma nova forma de estar e de trabalho, com o objetivo de garantir cuidados de A USF é constituída por uma equipa de cinco médicos, sete enfermeiros e cinco secretários clínicos, “que visam prestar os uidados de saúde personalizados e globais aos utentes e famílias”. saúde mais próximos e de qualidade à população.

Refira-se que a USF Novo Sol é uma pequena unidade inserida no Centro de Saúde da Ponta do Sol, constituída por uma equipa multiprofissional, orientada para a prestação de cuidados de saúde personalizados aos utentes das freguesias da Ponta do Sol, Canhas e Madalena do Mar, garantindo assim a acessibilidade, a continuidade e a globalidade desses cuidados.

“Trata-se de um novo modelo de organização e de trabalho em equipa, orientado para os resultados e que têm vindo a mostrar benefícios e trazer satisfação para os utentes e profissionais de saúde. É um modelo em que toda a atividade médica, de enfermagem e administrativa está organizada em função das necessidades dos utentes, com indicadores e padrões de qualidade definidos na Carteira Básica de Serviços”, lê- se no site do SESARAM.

Esta entidade explica que a sua ação tem como base uma autonomia organizativa, técnico-funcional, integrada em rede com outras estruturas funcionais do Centro de Saúde. “Deste modo, as Unidades de Saúde Familiar configuram um modelo organizacional leve e flexível que se contrapõe às tradicionais estruturas hierárquicas e burocráticas”

Com efeito, a USF Novo Sol em a sua ação no Centro de Saúde da Ponta do Sol (a sede principal), no Centro de Saúde Dr. Tito Noronha, nos Canhas, e no Centro de Saúde Madalena do Mar, abrangendo todos os utentes inscritos nos respetivos Centros.

Esta unidade é constituída por uma equipa de cinco médicos, sete enfermeiros e cinco secretários clínicos, “que visam prestar os cuidados de saúde personalizados e globais aos utentes e famílias, de forma continuada e acessível, tendo em conta o rigor, a responsabilidade, a solidariedade, a segurança, o respeito e a transparência.”

Num balanço feito em meados do ano passado, o secretário regional da Saúde afirmava que a Unidade de Saúde Familiar da Ponta do Sol deu cobertura próxima aos 100%. “Aqui na Ponta do Sol, triplicou o número de visitas domiciliárias, aumentaram as consultas médicas, as consultas de enfermagem. Isso reflete todo o trabalho feito desde o ano passado”.

Anunciou ainda que a USF é uma medida a ser replicada nos centros de Saúde da Região.

In “JM-Madeira”